Quarta, 05 de Fevereiro de 2025
27°

Tempo limpo

Salvador, BA

Cultura Amazonas

Espetáculo teatral ‘Sebastião’ retorna aos palcos neste fim de semana em apresentação no Teatro Gebes Medeiros

Apresentações ocorrem nos dias 6, 7, 8 e 14/02, às 20h, no Teatro Gebes Medeiros...

04/02/2025 às 23h31
Por: Redação Fonte: Agência Amazonas
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
FOTOS: Divulgação

O espetáculo “Sebastião” marca a retomada da temporada de espetáculos da renomada companhia amazonense de artes cênicas Ateliê 23. Os atores sobem ao palco do Teatro Gebes Medeiros, localizado na avenida Eduardo Ribeiro, 937 – Centro, zona sul de Manaus, nos dias 6, 7, 8 e 14 de fevereiro, às 20h. A obra apresentada traz a combinação perfeita entre arte, resistência e representatividade.

“Sebastião” é uma realização do Ateliê 23, com apoio do Itaú Cultural, através do Programa Rumos, do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, e Ministério da Cultura, via Fundação Nacional de Artes (Funarte).

Representatividade

Inspirado na obra amazonense “Um Bar Chamado Patrícia”, do estilista Bosco Fonseca, “Sebastião” vai além da dança e do teatro, explorando vivências pessoais e históricas da comunidade LGBTQIAPN+. Com um enredo que revisita memórias dos anos 70, o espetáculo dirigido por Taciano Soares e Eric Lima, recria o universo do Bar Patrícia comandado na época pelo boliviano Alonso Puertas, se tornando posteriormente referência e um dos primeiros redutos gays em Manaus, situado na avenida Constantino Nery, abordando temas como homofobia e violência, além de celebrar a cultura drag e a liberdade de ser.

Continua após a publicidade

A música que conduz a emoção

A trilha sonora de “Sebastião” é uma das grandes forças do espetáculo. Com direção musical de Eric Lima e produção assinada por Guilherme Bonates, também responsável pela mixagem e masterização, a música foi concebida por meio de improvisações coletivas.

Continua após a publicidade
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
FOTOS: Divulgação

“Passávamos muito tempo improvisando, três horas de ensaio direto, sem parar, improvisando canto ao mesmo tempo em que os atores estavam trabalhando a cena. Em cima das gravações, comecei a compor as letras, as histórias guiavam as composições das letras”, lembra o diretor musical Eric Lima. Ele também relata que as melodias foram criadas pela banda coletivamente, nos ensaios, com muitas horas de música.

Antes mesmo do texto, os arranjos criados por Luana Aranha (baixo), Mady (guitarra), Bruno Rodríguez (teclado) e os demais músicos ditaram o tom emocional da peça. Esse processo único resulta em uma experiência sensorial que guia o público pelas emoções e conflitos representados visualmente em cena. “A música virou a maior potência de ‘Sebastião’, ela consegue fazer com que a pessoa sinta todos os sentimentos. Conseguimos acessar esse lugar de vulnerabilidade muito forte na composição das músicas da peça”, afirma Eric Lima, que também interpreta Little Drag na montagem.

Continua após a publicidade

Elenco de talentos

No elenco, nomes como Eric Lima, Taciano Soares, Francis Madson, Andiy, Elias Difreitas, Jorge Sabóia e José Holanda dão vida a personagens marcantes, as sete drag queens conhecidas por Little Drag, Carmencita, Chica, Angel, Vênus, Lady Sinty e Sebastiane, carregam histórias profundas e divertidas que homenageiam a diversidade e a coragem. A energia e a expressividade de cada performance prometem conquistar o público e dar voz às lutas e celebrações da comunidade LGBTQIAPN+.

Ingressos

Os ingressos para “Sebastião” já estão disponíveis no valor de R$60 (inteira) e R$ 30 (meia-entrada). As entradas podem ser adquiridas no perfil oficial da companhia Ateliê 23 no Instagram (@atelie23) ou pelo site ShopIngressos (shopingressos.com.br).

Com “Sebastião”, o Ateliê 23 reafirma seu compromisso com a cultura amazonense e o fortalecimento de narrativas inclusivas no cenário artístico.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários