Com o objetivo de garantir a saúde dos animais e o bem-estar dos humanos, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Marabá, disponibiliza vacinação antirrábica, castração e exames para detecção de Leishmaniose gratuitamente, além da doação de cães, gatos e equinos resgatados.
Segundo o médico veterinário e coordenador do CCZ, Nagilvan Amoury, a equipe realiza o monitoramento de Leishmaniose com testes rápidos e exames de sangue, mas para proteger a saúde de animais e humanos é fundamental que a população ajude no combate ao mosquito.
“É muito importante o combate ao vetor, ao mosquito que transmite a Leishmaniose. Evitar o acúmulo de lixo, principalmente de material orgânico, restos de comida, frutas apodrecendo por exemplo, que servem de substrato para as larvas do mosquito-palha. A população precisa se conscientizar e colaborar”, explica.
Ainda de acordo com Nagilvan, também é necessária a conscientização sobre a adoção responsável de animais, pois infelizmente o abandono ainda ocorre com frequência em Marabá.
“Tem um ditado que eu gosto de falar: ‘o grau de civilização de um povo se mede pelo modo que ele trata seus animais’. Tem que ter a posse responsável, saber que o animal vai adoecer, tem que comer uma comida boa, vacina, remédio para vermes, tudo isso aí é despesa e ele vai envelhecer também. Tudo isso precisa ser avaliado”, afirma.
Abandonar animais domesticados é crime previsto na Lei Federal n° 9.605/1998, conhecida como a Lei de Crimes Ambientais. Em 2020 foi sancionado o decreto que aumentou a pena de prisão para quem praticar maus-tratos contra cães e gatos, podendo chegar a até 5 anos de reclusão, com multa e proibição de adoção ou guarda de animais.
“A gente tem a carrocinha que faz o recolhimento de animais errantes que estejam oferecendo riscos seja de causar acidentes, no caso de cavalos soltos, ou cães que estejam com comportamento agressivo. Aqui eles são examinados, é feita a triagem e eles são disponibilizados para adoção responsável”, detalha o coordenador do CCZ, Nagilvan Amoury.
Outra importante ação do CCZ é o controle de zoonoses que podem ser transmitidas por animais sinantrópicos, que são animais silvestres adaptados ao ambiente urbano, por exemplo, mosquitos, formigas, ratos, baratas, pombos, morcegos, escorpiões, entre outros. A médica veterinária, Estella Regina Pereira Barroso, que faz parte da equipe desde a fundação do CCZ, no ano 2000, explica que em caso de infestações desses animais é recomendado buscar profissionais para a limpeza do local.
“Nós vamos até os locais para verificar e fazer a orientação aos moradores porque normalmente onde esses animais se abrigam pode haver o acúmulo de excrementos e o manejo inadequado expõe ao risco de infecção”, explana Estella, destacando que também realiza palestras em empresas e escolas para orientar a população sobre como combater infestações desses animais.
A prevenção da raiva animal é um dos principais serviços disponibilizados pelo CCZ o ano inteiro, por meio da vacinação. Para Katyanne Cristina Lino do Nascimento esse atendimento foi fundamental para manter Pepper, a mascote da família, protegida.
“Eu moro na Folha 11, mas me informaram os dias de atendimento pelo WhatsApp e eu vim, deu tudo certo, gostei do atendimento. É muito importante cuidar dos animais, ela é da família!”.
Serviço
O Centro de Controle de Zoonoses está localizado na Avenida 2000, bairro Belo Horizonte e funciona todos os dias, incluindo sábados e domingos, de 07 às 18h.
A vacinação antirrábica está disponível todos os dias. Mas os exames de detecção de leishmaniose podem ser feitos às segundas e quintas, de 08 às 10 horas, e às terças e quintas, de 13 às 15 horas.
Para castração é necessário fazer o agendamento, que é disponibilizado mensalmente pelo WhatsApp: (94) 3324-4411.
Quem quiser adotar um animalzinho, basta ir ao CCZ. Eles já saem vacinados e com castração garantida. O interessado deve levar a documentação adequada, como um documento com foto ou CPF, além de um comprovante de endereço para os que têm casa própria; caso seja aluguel, é necessário declaração do proprietário.
Texto: Fabiane Barbosa
Fotos: Igor Leite
The post Saúde: Castração, doação de animais e vacinação antirrábica são alguns serviços do CCZ appeared first on Prefeitura de Marabá - Pa .
Mín. 26° Máx. 28°