Segunda, 03 de Fevereiro de 2025
29°

Tempo limpo

Salvador, BA

Geral Sergipe

Nova mesa diretora do Tribunal de Justiça toma posse e terá mulher na presidência nos próximos dois anos

Governador Fábio Mitidieri prestigiou solenidade que empossou a desembargadora Iolanda Santos Guimarães na presidência do TJSE, nesta segunda-feira, 3

03/02/2025 às 16h12
Por: Redação Fonte: Secom Sergipe
Compartilhe:
Fotos: Reinaldo Moura
Fotos: Reinaldo Moura

Numa cerimônia disputada, o governador Fábio Mitidieri prestigiou nesta segunda-feira, 3, a solenidade de posse da nova mesa diretora do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) para o biênio 2025/2027, presidida pela desembargadora Iolanda Santos Guimarães. Compõem ainda a mesa os desembargadores Etélio de Carvalho Prado Júnior e Edivaldo dos Santos, nos cargos de vice-presidente e corregedor-geral da Justiça.

Na ocasião, o governador Fábio destacou a presença das mulheres em cargos de liderança, que tem crescido cada vez mais em Sergipe, e ainda afirmou que acredita que a parceria entre os dois Poderes – Executivo e Judiciário – sai mais fortalecida com a chegada da nova presidente. “Quero parabenizar ao Dr. Ricardo Múcio, que completa o seu ciclo aqui com muito sucesso e que muito contribuiu com o estado de Sergipe, principalmente na pauta dos precatórios. A Drª  Iolanda Guimarães chega com o olhar da mulher, um olhar diferenciado e com toda sua experiência de 34 anos de Magistratura”, considerou.

Muito emocionada, a desembargadora assumiu o posto agradecendo aos seus pares, autoridades, em especial ao governador Mitidieri e à família. A juíza prometeu trabalhar no próximo biênio em prol da Magistratura do estado, e com isso contribuir para o fortalecimento da democracia. “É indispensável que magistrados e operadores do direito tragam à mesa a reflexão profunda e o compromisso ético necessário para a defesa do bem comum. Gostaria de agradecer em especial a Moacir, pela compreensão, apoio e por ser meu companheiro de jornada, ideias e ideais. À minha filha Isabela, pelo aprendizado constante, e por ter me presenteado com dois netos, Francisco e Lucas. Ao meu filho, Victor, e meu genro, que também me deram dois maravilhosos netos, Maria e Pedro. Amo vocês”, pronunciou a magistrada em seu discurso.

O desembargador Ricardo Múcio Santana de Abreu Lima fez um discurso extenso e cheio de agradecimentos, sobretudo ao governador Fábio Mitidieri, pela assinatura da portaria conjunta 01/2023, que autorizou o acordo direto para pagamento de precatórios. “Considero o Departamento de Precatórios um grande marco da minha gestão. Conseguimos entregar R$ R$ 1.128.000.000, pagos a 14.184 credores. Desenvolvendo a esperança a essas pessoas e ajudamos a gerar um impacto positivo nas contas do Estado”, pontuou.

Continua após a publicidade

Nova mesa
A nova mesa diretora para o biênio 2025/2027 é formada pela desembargadora Iolanda Guimarães, no cargo de presidente; e pelos desembargadores Etélio de Carvalho Prado Júnior, vice-presidente, e Edivaldo dos Santos, corregedor-geral da Justiça.

A desembargadora Iolanda Guimarães é natural de Aracaju (SE) e bacharel em Direito pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), desde 1985. Foi empossada como juíza do TJSE em 26 de dezembro de 1989 e chegou ao 2º Grau em junho de 2014, pelo critério de merecimento. Atuou como vice-presidente e corregedora do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE), no biênio 2020-2022, foi ouvidora-geral do TJSE no biênio 2015-2017, e corregedora-geral na gestão de 2017-2019. Atualmente é diretora da Escola Judicial de Sergipe (Ejuse).

Continua após a publicidade

O desembargador Etélio de Carvalho Prado Júnior nasceu em Aracaju (SE) e bacharelou-se em Direito pela UFS. Iniciou sua carreira jurídica no próprio TJSE, e atuou como escrivão e assessor de desembargadores. O jurista ingressou no Ministério Público de Sergipe (MPSE) em 2003 e foi escolhido para desembargador pelo Quinto Constitucional, na vaga destinada ao MPSE. Foi empossado no dia 29 de novembro de 2023. 

Já o desembargador Edivaldo dos Santos nasceu na cidade de Pirambu (SE) e bacharelou-se em Direito pela UFS, em 1988. Foi empossado como juiz do TJSE em 5 de abril de 1994, foi membro titular do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/SE) e também atuou como juiz convocado para substituir desembargadores. Foi empossado como desembargador, pelo critério de merecimento, no dia 29 de maio de 2023.

Continua após a publicidade
Fotos: Reinaldo Moura
Fotos: Reinaldo Moura
Fotos: Reinaldo Moura
Fotos: Reinaldo Moura
Fotos: Reinaldo Moura
Fotos: Reinaldo Moura
Fotos: Reinaldo Moura
Fotos: Reinaldo Moura
Fotos: Reinaldo Moura
Fotos: Reinaldo Moura
Fotos: Reinaldo Moura
Fotos: Reinaldo Moura
Fotos: Reinaldo Moura
Fotos: Reinaldo Moura
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários