Divididos por área de abrangência dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), cerca de 20 agentes técnicos iniciaram, na nesta sexta-feira, 31, uma busca ativa com o objetivo de localizar e instruir as famílias beneficiárias para regularização no sistema do Cadastro Único (CadÚnico). Atualmente, foram detectadas 301 famílias pendentes de atualização cadastral deste instrumento do governo federal.
“Nossos técnicos estão nas ruas com a missão de fazer uma busca ativa dos usuários que estão desatualizados no CadÚnico, para que esses usuários possam vir, a partir desta segunda-feira, de 08h às 14h, ao CRAS para fazer essa atualização e não aconteça o bloqueio do benefício dessa pessoa”, informa a coordenadora do CRAS Paulo Corrêa, Ariadna Rodrigues.
O CadÚnico é um instrumento coordenado pelo Ministério da Cidadania, que proporciona às famílias de baixa renda acesso aos programas sociais do Governo Federal. Através desse sistema são coletadas as informações e dados com o objetivo de caracterizar e identificar as famílias que vivem com renda mensal de até meio salário-mínimo por pessoa.
É imprescindível que as famílias beneficiadas mantenham seus dados atualizados no CadÚnico. Caso contrário, os beneficiários de algum programa social, como por exemplo, o Bolsa Família, podem ter o seu benefício bloqueado e até mesmo cancelado.
Para a diarista, Izomar Pimentel, 42, essa busca ativa é muito importante porque alerta para que as pessoas não percam os seus benefícios, como o Bolsa Família, que tanto ajuda na renda familiar. “Isso é muito importante, porque é uma ajuda pra gente, principalmente, para nós que recebemos o Bolsa Família que ajuda tanto na nossa renda em casa. Eu apoio essa busca da equipe de vim e ver se a pessoa está realmente no cadastro e se mora no mesmo lugar. Eu me sinto valorizada com essa iniciativa”, afirma.
A Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação (Semasth) vai continuar com essa busca ativa até que as famílias pendentes regularizem a sua situação cadastral no CadÚnico. No geral, são 175 na zona urbana e 126 na zona rural. Para regularizar a situação cadastral, o responsável familiar deve comparecer ao CRAS mais próximo da sua residência ou à Central do CadÚnico, munido dos seguintes documentos originais: RG, CPF, Comprovante de Residência, Certidão de Nascimento/Casamento, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho, Declaração atualizada de Matrícula para alunos em idade de 4 a 17 anos.
---
Texto: Gabrielle Fonseca – SEMASTH/SECOM
E-mail: [email protected]
Site: parintins.am.gov.br
Secretaria Municipal de Comunicação (SECOM/Parintins)
Mín. 26° Máx. 28°