O Governo de Minas , por meio do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) , publica, neste sábado (1/2), no Diário Oficial , o edital de licitação para as obras complementares do Contorno Sul de Uberlândia e adequação com a MGC-455, na rodovia LMG 503, com extensão de 19,04 quilômetros, no Triângulo Mineiro.
O valor orçado para as obras é de R$ 32.377.230,57, previstos no programa Caminhos para Avançar, maior conjunto de obras rodoviárias das últimas décadas.
A abertura das propostas está agendada para o dia 13/3, às 9h30, por meio do Portal de Compras do Estado de Minas Gerais .
O anúncio das obras complementares foi feito pelo vice-governador Professor Mateus, nessa sexta-feira (31/1), durante encontro com o prefeito de Uberlândia, Paulo Sérgio, no prédio Tiradentes da Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.
"É uma enorme satisfação receber o nosso prefeito Paulo Sérgio e poder anunciar para vocês de Uberlândia que, finalmente, depois de 30 anos de espera, nós vamos concluir o anel Trecho Sul de Uberlândia, essa obra que há 30 anos vem engatinhando e não acaba", enfatizou Professor Mateus.
Segundo ele, completando agora a ponte sobre o Rio Uberabinha, fazendo a recuperação do asfalto, novos asfaltamentos de áreas que não eram pavimentadas, as alças de acesso, "finalmente vai garantir que esse corredor possa desafogar o trânsito dentro da cidade, permitindo que as cargas circulem fora e que a gente tenha mais desenvolvimento na nossa Uberlândia".
Paulo Sérgio agradeceu o governador Romeu Zema e o vice-governador pelo carinho, respeito e atenção que têm dado às causas da cidade de Uberlândia.
"Desde o nosso Governo Odelmo Leão/Paulo Sérgio e, agora, no nosso governo, nós temos um mês de governo, estou muito satisfeito por toda atenção. Gostaria de dizer que estaremos juntos nessa caminhada para fazer, cada vez mais, um estado melhor, uma Uberlândia cada vez mais progressista e humana", salientou.
"A gente precisa disso, porque Uberlândia foi e vai continuar sendo um motor para Minas Gerais". Contem com a gente", salientou Professor Mateus.
Intervenções
Entre os serviços que serão realizados, destacam-se a recuperação do pavimento existente, encabeçamento da ponte sobre o Rio Uberabinha, pavimentação dos trechos faltantes, e implantação de sinalização vertical e horizontal implantação dos dispositivos de segurança viária e instalação de bueiros.
O Anel Viário de Uberlândia tem uma função econômica estratégica porque conecta a produção do setor sucroalcooleiro de cidades próximas à BR-050, que corta o Triângulo Mineiro no sentido Norte/Sul, e por ela circulam cargas para estados de São Paulo, Goiás e Distrito Federal. As melhorias vão movimentar ainda mais a produtividade e a atração de investimentos para a cidade, que hoje se coloca entre 25 municípios com maior Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil.
Além disso, os serviços complementares vão garantir a melhor fluidez do tráfego, sobretudo para o transporte das safras de grãos, e também consolidar a via como um importante corredor de escoamento da produção de álcool e frutas cítricas, muito cultivados no Triângulo e Goiás.
Mín. 25° Máx. 28°