Sexta, 31 de Janeiro de 2025
26°

Parcialmente nublado

Salvador, BA

Saúde Sergipe

Saúde apresenta segunda fase do ‘Opera Sergipe’ no Colegiado Interfederativo Estadual

Primeiro encontro do CIE em 2025 também contou com acolhimento aos 75 secretários municipais

31/01/2025 às 18h38
Por: Redação Fonte: Secom Sergipe
Compartilhe:
Primeiro encontro do CIE em 2025 também contou com acolhimento aos 75 secretários municipais / Foto: Flávia Pacheco
Primeiro encontro do CIE em 2025 também contou com acolhimento aos 75 secretários municipais / Foto: Flávia Pacheco

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) apresentou nesta sexta-feira, 31, a segunda fase do programa ‘Opera Sergipe’ durante a primeira reunião do Colegiado Interfederativo Estadual (CIE) de 2025. O lançamento dos novos procedimentos está previsto para 8 de março, com objetivo de ampliar ainda mais a oferta de cirurgias e, principalmente, reduzir o tempo de espera dos usuários para a realização de procedimentos eletivos de alta complexidade. A reunião contou com a presença de secretários municipais de saúde e representantes do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems).

A nova fase do programa incluirá procedimentos cirúrgicos como cirurgia bariátrica, ressecção endoscópica de próstata, tratamento de endometriose, mamoplastia redutora e reconstrutora, cirurgia de polimastia e cirurgia para remoção de cálculos renais e em vias urinárias. Também serão contempladas cirurgias ortopédicas por videoartroscopia, a exemplo da reconstrução ligamentar intra-articular do joelho e do reparo de rotura do manguito rotador.

Desde seu lançamento, em julho de 2023, o Opera Sergipe tem transformado a vida da população, oferecendo acesso a procedimentos eletivos essenciais. Na primeira fase, 21.951 sergipanos foram beneficiados com cirurgias realizadas pelo programa.

O secretário de Estado da Saúde, Cláudio Mitidieri, deu as boas vindas aos novos gestores municipais e ressaltou que a SES segue aberta ao diálogo para beneficiar a população sergipana. Durante a apresentação da nova fase do Opera Sergipe, ele sanou as dúvidas dos secretários municipais e destacou que a principal porta de entrada para o programa continua sendo as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e credenciadas. “Desejamos boas vindas aos secretários e apresentamos a segunda fase do Opera Sergipe, que já é um sucesso. Reforço a importância do papel dos municípios na orientação da população, garantindo que mais pessoas tenham acesso ao programa”, salientou o gestor.

Continua após a publicidade

Outras pautas do CIE

O colegiado também discutiu temas estratégicos para as políticas públicas, como o programa ‘Papai Tá Aqui’, voltado ao fortalecimento da paternidade afetiva e positiva, de iniciativa da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic). Outra pauta foi a apresentação do Protocolo Estadual de Puericultura e Aleitamento Humano, que estabelece diretrizes para o acompanhamento e a promoção da saúde infantil, garantindo atendimento qualificado às crianças sergipanas. também foram feitas outras deliberações.

Continua após a publicidade

A secretária-executiva do CIE, Áurea Torres, destacou que o encontro é fundamental para reforçar o alinhamento entre o Estado e os municípios. “Temos um calendário discutido e aprovado em reunião de ata em dezembro e, a partir de janeiro, iniciamos todas as discussões para a construção do SUS Sergipe. Esta é a primeira reunião ordinária, um momento de acolhimento dos novos secretários, considerando as mudanças na gestão municipal. É um espaço de negociação essencial, em que reforçamos a importância das tratativas realizadas, e esperamos contar com a adesão maciça dos secretários”, afirmou.

O Colegiado Interfederativo Estadual (CIE) tem papel fundamental na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), promovendo a articulação entre municípios e Estado para fortalecer o sistema de saúde e garantir políticas públicas integradas e qualificadas.

Continua após a publicidade

A secretária municipal de Saúde de Nossa Senhora do Socorro, Adriana Menezes, considerou o encontro essencial. “Essa primeira reunião do CIE é bastante importante, pois o secretário de Estado acolheu todos os secretários municipais para tratar de pautas já discutidas anteriormente e das que virão. É um momento fundamental para conectar as gestões e garantir que todos os municípios estejam no mesmo nível”, ressaltou.

Foto: Flávia Pacheco
Foto: Flávia Pacheco
Cláudio Mitidieri, secretário de Estado da Saúde / Foto: Flávia Pacheco
Cláudio Mitidieri, secretário de Estado da Saúde / Foto: Flávia Pacheco
Foto: Flávia Pacheco
Foto: Flávia Pacheco
Foto: Flávia Pacheco
Foto: Flávia Pacheco
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários