O artesanato feito da taboa, planta aquática nativa da região litoral norte sergipana, é uma das atrações do Verão Sergipe 2025, que neste final de semana movimentou o município de Pacatuba. Turistas e sergipanos que curtiram a programação musical e esportiva também puderam conhecer os produtos artesanais feitos na região.
As peças resultantes do trabalho manual são responsáveis pelo sustento de muitas famílias na região e o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), garante espaço de exposição e comercialização para produtos artesanais, além de delícias culinárias, vendedores ambulantes entre outros empreendedores.
A artesã Jozinete Santos participa mais uma vez do evento e esteve sexta e neste sábado, 25, na Ponta dos Mangues mostrando a arte feita à mão. “O Verão Sergipe é um evento atrativo, produtivo. É onde a gente apresenta o nosso trabalho, expõe e também consegue uma renda extra, é lucrativo também. O evento, além de atrair a população, ainda dá oportunidade de vendas para muitos negociantes e para nós, que somos do artesanato. Ontem eu estava e foi bom que o público estava bem amplo, tinha muita gente, bem melhor que o ano passado, graças a Deus”, comentou.
Dar visibilidade aos produtos feitos pelos sergipanos é um dos focos do Verão Sergipe e, segundo a diretora de Artesanato da Seteem, Daiane Santana, a cada nova edição é maior o número de artesãos que querem participar. Somente em Pacatuba, foram quase 30 inscritos.
“Em média, a cada final de semana previsto na programação, teremos entre 20 e 40 artesãos presentes com a variedade de produto de cada uma das cidades. Aqui em Pacatuba o forte é a palha e teremos os artesanatos fortes de Canindé de São Francisco, Pirambu, Barra dos Coqueiros e Itaporanga d'Ajuda, sempre visando valorizar e dinamizar a produção de cada cidade”, destacou Daiane.
Verão Sergipe
O Verão Sergipe é uma realização do Governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap) e Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), com patrocínio do Banese Card e da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) e apoio das prefeituras de Pacatuba, Canindé de São Francisco, Pirambu, Barra dos Coqueiros, Itaporanga d'Ajuda, Estância, e da Energisa.
Mín. 25° Máx. 27°