Os catadores de resíduos sólidos recicláveis em atuação no Verão Sergipe 2025, no município de Pacatuba, tem desenvolvido as atividades com os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) doados pelo Governo de Sergipe na ação do projeto Coleta do Bem, desenvolvido por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac) e da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic).
Para a catadora Jovelina Maria de Oliveira, os EPIs têm garantido maior segurança na hora do trabalho porque evita acidentes que possam impossibilitar o trabalho durante os festejos. “A gente tem se sentido mais seguro com as luvas, camisas e protetores que ganhamos do governo. Com isso, posso coletar os resíduos recicláveis sem medo de cortes, arranhões e outras coisas que podem acontecer na hora de recolher o material”, disse.
Já o catador José Luciano destaca que o trabalho no evento garante uma renda extra porque o consumo dos foliões aumenta e assim gera maior quantidade de resíduos para recolher. “Fico feliz com a festa porque no final levo um dinheiro a mais para casa e assim garanto o pagamento de uma conta e a feira do mês. Ainda consigo aproveitar um pouco dos shows”, concluiu.
Antes dos eventos oficiais no calendário oficial do Estado, o ‘Coleta do Bem’ desenvolve ações de educação ambiental, segurança individual e coletiva, além da busca na facilitação da logística para o correto descarte de resíduos. A Gerência de Resíduos Sólidos da Semac, fica responsável pela ação.
Mín. 25° Máx. 27°