Segunda, 27 de Janeiro de 2025
26°

Parcialmente nublado

Salvador, BA

Economia Amazonas

Semig discute atividade de mineração no Amazonas e investimentos do setor no estado

Reunião com empresas de exploração mineral tratou, ainda, de capacitação e preservação ambiental...

24/01/2025 às 23h36
Por: Redação Fonte: Agência Amazonas
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

FOTO: Divulgação/Semig

A Secretaria de Estado de Energia, Mineração e Gás (Semig) tratou com empresas de exploração de minério, na quinta-feira (23/12), sobre investimentos e ações para o desenvolvimento econômico do Amazonas. Na pauta, também constaram os trabalhos de capacitação da comunidade local e a preservação do meio ambiente.

A reunião entre o secretário da Semig, Ronney Peixoto, e representantes da Mineração Taboca e das empresas CNMC Trade Company Limited e Minsur, abordou, ainda, a transição de comando entre as companhias. O grupo peruano Minsur anunciou, no fim do ano passado, a venda da Mineração Taboca para a chinesa CNMC.

“Falamos em investimentos em P&D, inovação, verticalização de investimentos com planta de beneficiamento de estanho, desenvolvimento de outras cadeias produtivas no município de Presidente Figueiredo, entre outros assuntos. Esse diálogo está alinhado com as diretrizes do governador Wilson Lima, que prioriza a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento socioeconômico do nosso estado”, afirmou Ronney Peixoto.

Continua após a publicidade
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
FOTOS: Divulgação/Semig

Durante o encontro institucional, a empresa chinesa destacou a permanência da diretoria local, a manutenção dos empregos, hoje com 80% ocupada por trabalhadores da Região Norte, sendo 60% de amazonenses.

Além disso, a companhia assegurou que vai manter o bom relacionamento com a comunidade indígena Waimiri-Atroari. “O Amazonas tem expertise em receber investimentos estrangeiros, a exemplo das mais de 400 empresas do Polo Industrial de Manaus, e não seria diferente com a empresa chinesa, que tem grande interesse em investir no nosso estado. O que irá gerar mais emprego e renda ao Amazonas”, disse Ronney Peixoto.

Continua após a publicidade
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários