A Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Sagrima) e o Município de Pirapemas assinaram, nesta sexta-feira (24), um acordo de cooperação técnica (ACT) para aplicação de biotecnologias de melhoramento genético nos rebanhos bovino de corte e leiteiro da região. A cerimônia de assinatura ocorreu na sede da Secretaria de Educação de Pirapemas e marcou o início das ações do Mais Pecuária Brasil no estado.
Conforme o acordo assinado, a Sagrima e o município atuarão conjuntamente para pré-selecionar produtores rurais com rebanhos aptos a participarem do programa. Além disso, ambos deverão prestar apoio e assistência à equipe técnica responsável pela aplicação de tecnologias de inseminação artificial nos animais.
A etapa de aplicação será executada pela Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Rurais do Brasil (Conafer), responsável pelo programa Mais Pecuária Brasil. A Conafer também será responsável pela seleção final dos produtores, pelo fornecimento das doses para inseminação dos rebanhos e pela logística de transporte das doses até o município.
Segundo o secretário da Sagrima, Flávio Viana, a parceria visa contribuir para a produtividade do rebanho bovino maranhense. "O Maranhão já possui 10 milhões de cabeças de gado e, sem sombra de dúvidas, essa parceria que estamos buscando firmar com os municípios vai contribuir para o melhoramento genético desse rebanho. É um trabalho conjunto entre Conafer, Estado e Municípios visando o aumento da produtividade do leite e da carne", afirmou.
Durante a solenidade, o secretário adjunto de Agricultura de Pirapemas, Juracy Freire, confessou a alegria pela adesão do município ao programa. “Queria ressaltar, mais uma vez, a alegria em poder presenciar esse momento tão importante para nossa cidade. Temos muitos produtores que, com esse suporte, vão poder aumentar o seu rebanho”, destacou.
Além de Pirapemas, a Sagrima está em processo de diálogo para a adesão de outros municípios ao programa Mais Pecuária Brasil. Ainda segundo o secretário Flávio Viana, a secretaria também está em diálogo com outras instituições para firmar parcerias que resultem na implementação de mais tecnologias de melhoramento genético dos rebanhos no estado.
Parceria Sagrima e Conafer
As ações do Mais Pecuária Brasil no Maranhão são resultados da assinatura do acordo de cooperação técnica entre a Conafer e a Sagrima, realizada no ano passado. O acordo tem duração de 4 anos e estabelece a prenhez de 12 mil vacas, sendo três mil prenhezes ao ano. O programa é voltado para o melhoramento genético de rebanhos de corte e leiteiro. No Maranhão, serão contemplados pequenos produtores, além de produtores oriundos da agricultura familiar.
Mín. 25° Máx. 27°