
Visando garantir a segurança da população de Rio Branco e diminuir a criminalidade, a prefeitura, em parceria com o governo do Estado, vai implantar a primeira etapa do Plano Municipal Rio Branco mais Segura.
O lançamento do plano foi realizado na manhã desta segunda-feira, 14, no auditório da Fieac. Na ocasião, o governador Gladson Cameli e o prefeito Tião Bocalom assinaram um termo de cooperação técnica.

“Esse é um trabalho de união, para que o mal da criminalidade seja reduzido e quem ganha com essa parceria é a população. Temos trabalhado muito para proteger o nosso bem maior, que são as pessoas, e temos visto os números de assassinatos e outros crimes se reduzindo”, declarou o governador Cameli.
Na primeira etapa, será implantado um sistema inteligente de videomonitoramento na Regional Seis de Agosto e no Centro. Serão acrescentados mais 18 pontos de cerco eletrônico em vias estratégicas, somando-se aos sete já instalados pela Segurança Pública estadual.
Praças, postos de saúde, escolas, quadras esportivas, mercados e pontos como Terminal Urbano, Calçadão da Benjamin Constant, Centro da Juventude da Cidade Nova, Gameleira, Horto Florestal, Parque Chico Mendes e Rodoviária Internacional serão comtemplados.
O prefeito Tião Bocalom lembra que o projeto é inédito na Amazônia. “As grandes metrópoles brasileiras já utilizam esse sistema, o Acre é o pioneiro na Região Norte. O grande problema da nossa cidade é a Segurança Pública e, se a prefeitura tem condições de ajudar o Estado, vamos fazer. Mesmo porque temos que dar segurança às nossas unidades de saúde, escolas, enfim, aos espaços públicos”, reforça.
O sistema será monitorado pelo Centro Integrado de Comando e Controle de Operações da Segurança Pública estadual, que acompanhará em tempo real.

“O projeto permitirá a integração futura do setor privado de monitoramento com o setor público e, consequentemente, possibilitará um impacto significativo no sistema de Segurança Pública e redução de delitos, principalmente patrimoniais”, garante o secretário de Justiça e Segurança Pública, coronel Paulo Cézar Rocha.
Serão adquiridas pela prefeitura, por montante superior a de R$ 3,8 milhões, câmeras de reconhecimento facial, que facilitarão a identificação de criminosos ou pessoas desaparecidas. Além disso, o projeto visa implementar nas escolas e unidades de saúde o “botão de emergência”, que poderá acionar rapidamente a polícia.
O governo do Estado vem fazendo investimentos significativos em equipamentos e pessoal para a Segurança Pública.
Em 2019, foram convocados 514 policiais civis e militares e foram criados o Centro Integrado de Operações Aéreas e o Grupo Especial de Policiamento de Fronteiras (Gefron). Em 2021, foram entregues mais de R$ 8 milhões em veículos, materiais e equipamentos destinados às instituições que integram as forças policiais. Na semana passada, foram convocados 187 aprovados no Cadastro de Reserva da Polícia Militar do Acre.
Essas e outras ações vêm fortalecendo às ações de combate à criminalidade e mostram o comprometimento do governador Gladson com a Segurança Pública do Estado.






Segurança Pública PCPR prende em SP suspeitos de integrar grupo que furtou apartamentos em Curitiba
Ceará Dia do Operador Aerotático: pelos céus do Ceará, profissionais auxiliam a Segurança Pública em diversos tipos de missões
Segurança Pública PMPR apreende mais de 5 toneladas de maconha em operações no Oeste
Piauí Secretaria da Segurança inaugura espaço Pit Stop da Cidadania para motoristas de aplicativo nesta quinta (25)
Ceará Programação da 62ª Semana de Prevenção do Corpo de Bombeiros do Ceará tem início neste sábado (27)
Segurança Pública Em ação integrada, PMPR recupera joias roubadas em shopping de Curitiba
Segurança Pública PCPR mira organização de produção e distribuição de drogas para diversos estados
Ceará Polícia Civil cumpre mandado de prisão contra suspeito de feminicídio em Morrinhos
Celular Seguro “Muita coisa vai mudar se ousarem roubar um celular daqui para frente”, diz Lula no lançamento da nova fase do Celular Seguro. Mín. 25° Máx. 26°