Domingo, 26 de Janeiro de 2025
26°

Tempo limpo

Salvador, BA

Geral Paraíba

Aeroportos Aena têm aumento de 30,3% em João Pessoa e 94,5% em Campina Grande em número de passageiros

O ano de 2024 consolidou o crescimento da Paraíba como uma das rotas que mais cresceu no Brasil. Os dados apresentados pela Aena, operadora que adm...

24/01/2025 às 20h07
Por: Redação Fonte: Secom Paraíba
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba

O ano de 2024 consolidou o crescimento da Paraíba como uma das rotas que mais cresceu no Brasil. Os dados apresentados pela Aena, operadora que administra os dois aeroportos no estado, mostram que, de 2022 a 2024, os terminais tiveram, juntos, um aumento de 36% no número de passageiros. O aeroporto Castro Pinto teve um aumento de 30,3% e o aeroporto João Suassuna quase dobrou sua capacidade, chegando a 94,5%. Também houve alta no número de operações e, além disso, ambos receberam melhorias na infraestrutura que possibilitam a continuidade deste crescimento, que é fruto do investimento em promoção realizado pelo Governo do Estado.

O crescimento consistente também está previsto para 2025, com uma alta em torno de 5% na oferta de assentos.Em 2024, o Aeroporto de João Pessoa registrou mais de 1,6 milhão de passageiros, número que representa um aumento de 12,2% em relação ao ano anterior. Além disso, foram mais de 15,5 mil pousos e decolagens, com uma alta de 17,2%. A movimentação de cargas também foi destaque na capital paraibana: mais de 3,6 mil toneladas foram transportadas no ano passado, 30% a mais do que em 2023. Em 2024, o aeródromo chegou a movimentar 6.902 passageiros num único dia, em 14 de janeiro, distribuídos em 47 operações de pousos e decolagens. O número é 57,3% maior do que a média diária, que ficou em 4.387 viajantes.

Com o dobro da capacidade operacional e totalmente renovado, o Aeroporto de Campina Grande registrou mais de 260 mil passageiros em 2024, número que representa um aumento de 15% em relação ao ano anterior. Além disso, foram mais de cinco mil operações de pousos e decolagens, com uma alta de 23,9% comparada a 2023.

Em 2024, o João Suassuna chegou a movimentar 1.683 passageiros num único dia, em 22 de junho, distribuídos em 21 voos. O número é 72% maior do que a média diária, que ficou em 978 viajantes. A data corresponde ao São João, quando o aeroporto movimentou 34.803 passageiros no mês, 53,8% a mais do que em 2023. As operações também cresceram no período junino, com uma alta de 61%, passando de 507 pousos e decolagens para 817.

Continua após a publicidade

Os números representam o resultado dos investimentos em promoção do Destino Paraíba feitos pelo Governo do Estado, através da Secretaria do Turismo e Desenvolvimento Econômico - Setde, Empresa Paraibana de Turismo - PBTur e Secretaria da Comunicação Institucional - Secom. Além disso, o Governo João Azevêdo vem promovendo o desenvolvimento do estado com investimentos em infraestrutura e segurança, com resultados que colocam a Paraíba em 1º lugar no Norte/Nordeste, pelo quarto ano consecutivo, no Ranking de Competitividade dos Estados, de acordo com o Centro de Liderança Pública (CLP).

Para a secretária da Setde, Rosália Lucas, o crescimento do número de passageiros nos dois principais aeroportos do estado sinalizam a eficiência das estratégias utilizadas pelo Governo. “Nós, enquanto equipe de governo, estamos trabalhando incansavelmente na promoção do Destino Paraíba, também no Paraíbe-se, fazendo com que o Brasil e o mundo voltem seus olhos para nosso estado. Esse trabalho constante está na promoção do nosso belíssimo litoral, na nossa riqueza gastronômica, na interiorização do turismo que destaca as potencialidades das nossas regiões, o turismo científico que está crescendo no sertão, no Maior São João do Mundo, nos atrativos do brejo, enfim, nas inúmeras possibilidades que vem atraindo turistas mas também investidores e gerando crescimento econômico.”

Continua após a publicidade

Ferdinando Lucena, presidente da PBTur, destaca o trabalho desenvolvido nos eventos do segmento turístico. “Nós conseguimos ampliar nossos espaços nas feiras de turismo e ampliamos também nossos horizontes, levando o nome e o potencial da Paraíba diretamente a 20 estados e, presencialmente, a 2 países. Fora isso, temos o sucesso do programa Giro, produzido pela Record Europa que fez 6 edições do programa só sobre a Paraíba e distribuiu para mais de 150 países”, lembra.

Continua após a publicidade
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários