As chuvas que caíram desde o início da semana em Teresina provocaram vários transtornos para os moradores, especialmente em locais com grande concentração de árvores e vegetação. Somente nas últimas horas, entre a tarde desta quinta-feira (23) e o início da manhã desta sexta-feira (24/01), dezenas de pessoas, em diferentes regiões da capital, acionaram o número 193 e recorreram aos Bombeiros Militares para a retirada de árvores e estruturas que desabaram devido às fortes chuvas e ventos intensos.
Na tarde de quinta-feira (23), uma árvore caiu no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cefap), localizado no bairro Ilhotas, na zona sul da capital. A árvore, uma cajazeira, foi arrancada pela raiz pela força do vendaval, causando danos à estrutura do local e ferindo três pessoas. As vítimas foram socorridas por uma ambulância do Corpo de Bombeiros.
O tenente do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí (CBMPI), Pedro Bento, informou que a corporação registrou pelo menos 15 ocorrências de quedas de árvores em diferentes áreas da cidade. “Nossas equipes foram rápidas em responder aos chamados, realizando resgates, buscas e salvamentos. De ontem para hoje, já somamos cerca de 15 quedas de árvores. Nosso alerta é para que as pessoas redobrem a atenção ao sair de casa, seja de carro, moto ou mesmo a pé, pois as ventanias são bastante perigosas e podem causar estragos e ferimentos”, afirmou o tenente.
Além de Teresina, o CBMPI destacou que o Comando de Operações dos Bombeiros mantém efetivos na cidade de Picos, que enfrenta alagamentos após fortes chuvas na região. A equipe, composta por 10 bombeiros, está prestando apoio aos militares locais, realizando ações de prevenção, resgates e ajuda humanitária.
O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado, coronel José Rêgo, destacou a importância de manter a vigilância e adotar medidas preventivas para evitar novos incidentes. “Estamos atentos a todas as ocorrências, mas é importante que a população coopere com os Bombeiros e com os demais órgãos, como Defesa Civil, Secretaria do Meio Ambiente e Ibama, para que possamos agilizar as ações com mais segurança e eficiência em relação às fortes chuvas em todo o Piauí”, ressaltou o coronel.
Mín. 25° Máx. 27°