Sexta, 24 de Janeiro de 2025
26°

Parcialmente nublado

Salvador, BA

Educação Amazonas

Alunos de Escola Estadual de Urucará lançam livro contando aventuras da turma

Atividade desenvolvida em 2024 trabalhou leitura, escrita, criatividade e a habilidade de contar histórias...

24/01/2025 às 16h07
Por: Redação Fonte: Agência Amazonas
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
FOTOS: Divulgação / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

Alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Professor Lázaro Ramos, localizada no município de Urucará (a 261 quilômetros de Manaus), apresentaram ao público a obra intitulada “Antologia da turma do 5º ano 1 – Patacoadas da turma”, que contém 57 textos autorais de estudantes que marcam, nas páginas, as histórias vivenciadas pela turma durante o ano de 2024.

Trabalhando a leitura e a escrita por meio de livros disponíveis no acervo da biblioteca da escola, os alunos tiveram a criatividade e a habilidade de contar histórias afloradas com a leitura do livro “Patacoadas”, de Patricia Auerbach, onde histórias da infância e juventude da autora são contadas com leveza e bom humor.

Fruto do “Projeto Pequenos Leitores”, desenvolvido pela professora da disciplina de Língua Portuguesa, Marcela Sicsú, o livro escrito por 31 alunos foi construído durante o último bimestre do ano letivo. Para a Coordenadora da Coordenadoria Regional de Educação (CRE) de Urucará, Nilma Costa, a atividade mostra o compromisso da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar com a adoção do hábito de leitura pelos estudantes.

“O hábito da leitura e escrita tem sido muito incentivado nas escolas estaduais do nosso município, por meio de programas e orientações da Secretaria de Educação e Coordenadoria Regional. Fica a gratidão à professora Marcela pela elaboração, construção e publicação da obra, que, com certeza, é um incentivo para os estudantes de Urucará”, afirmou a coordenadora.

Continua após a publicidade
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
FOTOS: Divulgação / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

Formação de novos escritores

Muito além de um trabalho escolar, a publicação do livro significou a realização de um grande feito na vida dos alunos, que aprenderam, a partir do projeto, que a leitura e a escrita andam lado a lado e que todos podem se tornar escritores com o acompanhamento de professores. Para a aluna Hikari Macedo são poucas as pessoas que têm a oportunidade de publicar um livro tão cedo na vida.

Continua após a publicidade

“Ela [a professora] nos ajudou a escrever e ler vários outros gêneros textuais para que a gente pudesse fazer o livro”, ressaltou Hikari.

Cada história narrada no livro eterniza nas páginas as memórias vividas pelos estudantes e estimula a comunicação por meio da escrita. Para a professora Marcela Sicsú, que orientou os alunos durante a atividade, o resultado final foi além do esperado, com pais e alunos emocionados com todas as “patacoadas”.

Continua após a publicidade

“A turma é composta de 31 alunos e todos escreveram as suas patacoadas, e além dessas patacoadas o livro reúne também poemas narrativos dentre outras histórias. São textos repletos de sentimentos e emoções materializados nas páginas de suas produções”, disse a professora.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários