Alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Professor Lázaro Ramos, localizada no município de Urucará (a 261 quilômetros de Manaus), apresentaram ao público a obra intitulada “Antologia da turma do 5º ano 1 – Patacoadas da turma”, que contém 57 textos autorais de estudantes que marcam, nas páginas, as histórias vivenciadas pela turma durante o ano de 2024.
Trabalhando a leitura e a escrita por meio de livros disponíveis no acervo da biblioteca da escola, os alunos tiveram a criatividade e a habilidade de contar histórias afloradas com a leitura do livro “Patacoadas”, de Patricia Auerbach, onde histórias da infância e juventude da autora são contadas com leveza e bom humor.
Fruto do “Projeto Pequenos Leitores”, desenvolvido pela professora da disciplina de Língua Portuguesa, Marcela Sicsú, o livro escrito por 31 alunos foi construído durante o último bimestre do ano letivo. Para a Coordenadora da Coordenadoria Regional de Educação (CRE) de Urucará, Nilma Costa, a atividade mostra o compromisso da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar com a adoção do hábito de leitura pelos estudantes.
“O hábito da leitura e escrita tem sido muito incentivado nas escolas estaduais do nosso município, por meio de programas e orientações da Secretaria de Educação e Coordenadoria Regional. Fica a gratidão à professora Marcela pela elaboração, construção e publicação da obra, que, com certeza, é um incentivo para os estudantes de Urucará”, afirmou a coordenadora.
Formação de novos escritores
Muito além de um trabalho escolar, a publicação do livro significou a realização de um grande feito na vida dos alunos, que aprenderam, a partir do projeto, que a leitura e a escrita andam lado a lado e que todos podem se tornar escritores com o acompanhamento de professores. Para a aluna Hikari Macedo são poucas as pessoas que têm a oportunidade de publicar um livro tão cedo na vida.
“Ela [a professora] nos ajudou a escrever e ler vários outros gêneros textuais para que a gente pudesse fazer o livro”, ressaltou Hikari.
Cada história narrada no livro eterniza nas páginas as memórias vividas pelos estudantes e estimula a comunicação por meio da escrita. Para a professora Marcela Sicsú, que orientou os alunos durante a atividade, o resultado final foi além do esperado, com pais e alunos emocionados com todas as “patacoadas”.
“A turma é composta de 31 alunos e todos escreveram as suas patacoadas, e além dessas patacoadas o livro reúne também poemas narrativos dentre outras histórias. São textos repletos de sentimentos e emoções materializados nas páginas de suas produções”, disse a professora.
Mín. 25° Máx. 27°