Com o objetivo de garantir agilidade no fluxo de atendimentos, os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), coordenados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Fundação Estadual de Saúde (Funesa), vêm conquistando a aprovação da população sergipana com diversos serviços na área da odontologia.
Localizados em Boquim, Capela, Laranjeiras, Nossa Senhora da Glória, Propriá, São Cristóvão, Simão Dias e Tobias Barreto, os CEOs contam com dentistas especializados em cirurgia oral menor, diagnóstico bucal, prótese, endodontia, periodontia e atendimento às pessoas com deficiências.
A dona de casa Valdice de Almeida está vivendo uma etapa importante na sua jornada para recuperar o sorriso. Em processo de prova para a instalação de sua prótese dentária, ela compartilhou suas expectativas. “Com a colocação da prótese, vai mudar muita coisa na minha vida. Vou ficar com o sorriso, que é o nosso cartão-postal, ter todos os dentes, poder falar e sorrir para as pessoas. O atendimento daqui vale muito a pena”, afirmou Valdice.
O pintor Alaelson Santos também demonstrou satisfação com o atendimento no CEO João de Andrade Garcez, em São Cristóvão. Ele acompanhou seu filho, Alaelson Micael dos Santos, de 11 anos, em um procedimento de endodontia. “Meu filho veio hoje para fazer um canal no dente. O atendimento foi bem bacana, deu tudo certo e não demorou muito. Com certeza voltarei, caso eu ou minha família precise”, garantiu Alaelson.
Fluxo dos CEOs
De acordo com a apoiadora operacional Cláudia Lisboa, o atendimento é iniciado na Atenção Básica, na Unidade Básica de Saúde (UBS). Caso necessário, o usuário é encaminhado para atendimento especializado por meio de um formulário chamado Guia de Cuidado. “Com essa guia, o usuário pode ligar para o CEO ou ir pessoalmente à unidade mais próxima. Em alguns municípios, o próprio dentista realiza o agendamento diretamente com o centro. Se não houver lista de espera, o usuário já sai com a data marcada. Caso contrário, ele é inserido na lista e aguarda o contato do centro odontológico para agendamento”, disse.
Os CEOs de São Cristóvão e Simão Dias possuem fluxos diferenciados de atendimento, com a intenção de expandi-los para as demais unidades. O usuário inicia seu tratamento na Atenção Básica, caso o dentista identifique a necessidade do tratamento especializado ele será encaminhado para o CEO por meio do Guia de Cuidado.
No caso do CEOs de São Cristóvão e Simão Dias, onde as primeiras consultas são reguladas, os usuários precisam ir à central de marcação do seu município com o Guia de Cuidado, junto aos demais documentos obrigatórios, como identidade, comprovante de residência, cartão do SUS, e identidade do responsável em caso de menor de idade. Lá, os dados são inseridos no sistema e o usuário aguarda o agendamento pela Central de Regulação do Estado”, detalhou Cláudia Lisboa.
Nos casos de lesões bucais, os CEOs oferecem atendimento prioritário, dispensando a necessidade de lista de espera. Cláudia ressalta que, após o diagnóstico, o tratamento adequado é indicado e o usuário encaminhado para a rede hospitalar. “Enviamos todas as informações, como o resultado do exame, para a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), que faz a marcação da primeira consulta de avaliação”, concluiu.
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