O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), atingiu 79,92% de execução da nova interseção em desnível da BR-369 em Londrina, na região Norte, obra conhecida como o Viaduto da PUC. A medição diz respeito às atividades do mês de dezembro.
“Logo estamos chegando em 90%, com os grandes avanços sendo realizados agora em janeiro, apesar da chuva. É uma importante obra para a população de Londrina, solucionando o congestionamento, evitando acidentes e trazendo mais segurança para todos os usuários”, afirma o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, que realizou visita técnica à obra nesta semana. “Já entregamos o Viaduto da Bratislava em Camb é, e agora em março vamos entregar o Viaduto da PUC aqui em Londrina”.
A estrutura do viaduto está avançada, com as vigas longarinas já executadas e serviços atualmente na concretagem da laje, sobre a qual vão passar as faixas de tráfego da rodovia federal.
Os serviços de pavimentação estão em andamento nos acessos à pista superior do viaduto, com terraplenagem quase terminada e dispositivos de contenção já concluídos. A pavimentação também está em andamento na rotatória norte, cuja execução foi adiada para compatibilização com o sistema de abastecimento de água da Sanepar. A implantação do sistema de drenagem da interseção também está na reta final.
Na sequência será implantada a passagem inferior do viaduto, que vai conectar as duas rotatórias e permitir o tráfego entre a Avenida Jockei Clube (acesso à PUC), Avenida Cruzeiro do Sul, Rua Geraldo Rodrigues e a Rua das Indústrias sem a necessidade de interagir com o tráfego da rodovia.
Por se tratar de um viaduto do tipo diamante, será possível entrar e sair da BR-369 por meio de vias marginais, também ligadas às rotatórias, em ambos os sentidos da via.
Na sequência serão realizadas nova sinalização horizontal e sinalização vertical, instalação de dispositivos de segurança rodoviária e iluminação pública.
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