Com a presença de várias representantes da rede de proteção e de instituições e órgãos estaduais e municipais, a Defensoria Pública do Estado do Piauí inaugurou, na manhã desta quinta-feira (23), as novas instalações do Núcleo de Defesa da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar. A solenidade foi conduzida pela Defensora Pública Geral do Estado do Piauí, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior, e pela coordenadora do Núcleo, Defensora Pública Lia Medeiros do Carmo Ivo.
O novo espaço conta com recepção, duas salas para atendimento, três gabinetes para Defensoras(es), duas salas para reuniões, sala para estagiárias, banheiros para o público interno e externo, além de um espaço para brinquedoteca, já que muitas mulheres que procuram atendimento o fazem acompanhadas de filhos menores. A estatura irá permitir um melhor acolhimento às vítimas de violência doméstica dentro dos padrões de segurança e preservação essenciais.
A coordenadora do Núcleo, Lia Medeiros destacou a emoção de oferecer à população um espaço melhor estruturado. “É com enorme satisfação que estamos inaugurando essa nova sede, um desejo que tínhamos há bastante tempo, para que ele ficasse mais consonante com as diretrizes nacionais do protocolo mínimo da Comissão da Mulher do Condege. Conseguimos planejar uma forma de ficar mais adequado à acolhida das mulheres, dentro de um ambiente comum, que permite maior integração. Esse é um momento de esperança. Aqui, poderemos fazer um acolhimento respeitoso, prestar um atendimento com a qualidade que essas mulheres merecem e têm direito”.
A subdefensora Pública Geral, Verônica Acioly de Vasconcelos, reforçou a fala. “A razão de ser do Núcleo da Mulher é atender a um público que não se sente seguro em lugar algum, nem dentro das suas próprias casas. Então, aqui essas mulheres têm que se sentir minimamente à vontade para falar de uma violência tão cruel que ocorre no espaço doméstico. Essa entrega que oferecemos aqui é de comprometimento com a nossa missão institucional”.
“Essa integração no Núcleo irá nos apoiar na luta e combate à violência doméstica. É um momento de esperança em atender melhor. Um ambiente justo para procurar justiça”, complementou o defensor Público Armano Carvalho Barbosa.
As pessoas representantes da rede de proteção foram unânimes em elogiar as novas instalações do Núcleo. A Secretaria de Estado da Mulher (Sempi) marcou presença na solenidade, na pessoa da secretária Zenaide Lustosa e de sua equipe. Para a Sempi, a inauguração é um passo importante para a melhoria do atendimento às mulheres em caso de violência. “Esse espaço de acolhimento fortalece a rede e as mulheres para que saiam desse ciclo de violência", disse a secretária da Mulher, Zenaide Lustosa.
A Defensora Pública Geral do Piauí, Carla Yáscar Belchior, discorreu sobre os ganhos com as novas instalações e a importância do Núcleo. “A Defensoria tem a oportunidade de entregar um espaço com mais acolhimento, que proporciona um atendimento mais humanizado.Temos uma estrutura maior, mais salas, que proporcionam mais privacidade, além de ser um melhor ambiente de trabalho para a equipe. É, com certeza, também um espaço muito mais acolhedor e seguro para as mulheres em situação de violência, que precisam desse atendimento e que merecem esse olhar mais sensível, mais humanizado, mais acolhedor".
A Defensora Carla Yáscar acrescentou ainda que o Núcleo de Defesa da Mulher da Defensoria é anterior à Lei Maria da Penha e que o local realizou, no ano passado, quase 11 mil atendimentos. "Esse é o resultado de muito esforço, de muita luta. Nosso desejo é que continue se fortalecendo e sendo cada vez mais uma referência para o Piauí no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres”.
1 / 5
Mín. 25° Máx. 27°