O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), lançou nesta quarta-feira, 22, o Programa de Correção de Fluxo (Avança Mais), que visa assegurar a equidade e a qualidade no processo educacional aos estudantes, minimizando os déficits de aprendizagem e reduzindo a distorção idade-série nas escolas estaduais. Em 2025, a meta é atender 17 mil estudantes de todo o território tocantinense.
O secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, destacou que o Governo do Tocantins busca garantir atendimento educacional singular, ampliando as oportunidades de aprendizagem e sucesso escolar dentro do fluxo escolar. “OAvança Maisrepresenta uma estratégia estruturada de avanço na escolarização e superação das lacunas de aprendizagem daqueles alunos que, por diversos motivos, encontram-se em distorção. É um programa que será desenvolvido utilizando diversas estratégias pedagógicas com metodologias específicas, currículo, rotinas pedagógicas e de gestão singulares, incluindo material específico, apoio socioemocional contínuo, uso de tecnologia por meio de plataformas e formação continuada dos servidores, a fim de promover uma redução significativa nos índices de distorção, assegurando assim o direito de aprendizagem”, pontuou.
De acordo com os dados do Sistema de Gerenciamento Escolar (SGE), cerca de um terço dos estudantes tocantinenses encontram-se em distorção idade-série. Dentre os principais fatores, estão o ingresso tardio na escola, a reprovação, o abandono escolar e outras vulnerabilidades sociais.
Público-alvo
O programa é voltado aos estudantes dos anos finais do ensino fundamental e das três séries do ensino médio, que estejam em defasagem em relação à idade-série. A implantação do programa ocorrerá gradativamente em todo o território do Tocantins e altera a oferta do ensino que passa a ser por Ciclo de Escolarização, sendo uma iniciativa idealizada para os estudantes que, por diversos fatores, tiveram prejuízos de aprendizagem e na sua trajetória escolar.
Estrutura pedagógica e curricular
OAvança Maiscontempla estrutura curricular específica, prima por metodologias ativas, além de contar com material pedagógico, rotinas educativas e operacionais sistêmicas, tendo como elemento central a escolarização por ciclos.
Os Ciclos Sequenciais de Correção de Fluxo do programaAvança Maisdiferem do tradicional formato seriado. A oferta de escolarização por ciclos prevê reorganização de tempo, práticas e ressignificação do processo de ensino e aprendizagem.
O Ciclo Sequencial de Correção de Fluxo II -Avança Mais, é destinado aos estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. O ciclo é composto por quatro módulos semestrais.
O Ciclo Sequencial de Correção de Fluxo III -Avança Mais, tem como público-alvo os estudantes do Ensino Médio. O ciclo tem três módulos semestrais.
Em todos os ciclos, há a possibilidade de avanço na escolarização no final de cada módulo em virtude da verificação do alcance das habilidades adaptativas, conforme os resultados da avaliação de saída.
Estratégias
O programa de correção de fluxo representa uma política de garantia de direitos dos estudantes da educação básica no Tocantins. A iniciativa prevê a formação metodológica e técnica para as equipes escolares, além de assessoramento contínuo presencial e on-line.
Antes de enturmar os estudantes com defasagem em relação à idade-série, as unidades escolares realizarão diagnóstico com identificação do perfil e levantamento das trajetórias escolares.
Para compor as novas turmas dos ciclos, os estudantes precisam atender às condições: distorção mínima de um ano; não possuir deficiência intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou múltiplas deficiências; ser público prioritário das políticas públicas educacionais, conforme critérios pedagógicos.
A metodologia estruturada doAvança Maiscontempla aulas em etapas para a otimização do tempo, ressignificação das didáticas de ensino, tecnologias educacionais voltadas à aprendizagem e plataforma de ensino gamificado, além de plataforma de suporte para os professores.
As avaliações serão parametrizadas e o monitoramento será como base para as intervenções priorizando aspectos qualitativos. O objetivo é realizar as intervenções com agilidade, conforme as necessidades identificadas possibilitando o sucesso dos estudantes.
Implementação
Já no início de 2025, as escolas iniciaram o processo de enturmar os estudantes. Ainda nos primeiros dias letivos, os alunos realizarão avaliação diagnóstica de entrada para definir as habilidades a serem enfatizadas.
A Seduc e as Superintendências Regionais de Educação (SRE) ao longo do ano realizarão o monitoramento contínuo para apoiar as escolas e os professores.
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