A Secretaria de Estado da Educação (Seed) iniciou nesta quarta-feira, 22, a Jornada Pedagógica 2025, evento que marca o planejamento e a preparação das escolas estaduais para o início do ano letivo. A jornada será realizada em todas as dez Diretorias Regionais de Educação (DREs). A primeira a realizar o encontro formativo foi a Diretoria de Educação de Aracaju, no auditório do Centro de Excelência Atheneu Sergipense, reunindo educadores, diretores e coordenadores pedagógicos das 77 escolas estaduais de Aracaju.
A Jornada Pedagógica prossegue até o dia 27 de janeiro. O principal objetivo é garantir que todas as escolas estejam preparadas para o retorno dos estudantes, com um planejamento alinhado às políticas educacionais. Entre os temas abordados estão o acolhimento e inclusão escolar, conselho de classe, inovações na educação para recomposição de aprendizagens e mesa redonda abordando o planejamento para o ano letivo de 2025.
Segundo a diretora de Educação de Aracaju, Gilvânia Guimarães, o evento é fundamental para alinhar as diretrizes pedagógicas e preparar os educadores para os desafios do ano letivo. “Todos os departamentos pedagógicos estarão presentes, são quatro dias de jornadas, nos dois turnos. Este ano temos uma novidade: estamos trazendo os estudantes para a jornada também. É um alinhamento para que a gente faça de 2025 um ano de grandes resultados pedagógicos”, destacou.
Para a diretora do Centro de Excelência Atheneu Sergipense, Liliane Teixeira, essa é uma oportunidade de aprendizado coletivo. “A Jornada Pedagógica é de fundamental importância porque os coordenadores de ensino e a equipe gestora se sentem preparados, acolhidos pela diretoria da Seed, para que possamos realizar um planejamento pedagógico com os professores para que tenhamos um 2025 com ensino de qualidade”, afirmou.
Na concepção da diretora do Centro de Excelência Leandro Maciel, Carla Samura, o evento reforça o compromisso com a educação de qualidade. “Estamos empolgados, porque a Jornada Pedagógica confirma e solidifica todo o nosso trabalho que a gente vai efetivar durante o ano de 2025, com foco nos indicadores, nas metodologias e nas avaliações externas. Estamos felizes de participar e trazer esse novo olhar para o ano letivo na nossa escola”, reforçou.
Programação
22 de janeiro:palestra sobre Liderança, Indicadores Educacionais e Educação Nota 10, ministrada por Gilvânia Guimarães; Programa Acolher com a psicóloga Luana Messielle Mota.
23 de janeiro:Palestra sobre o Saese/Saeb; Apresentação Institucional do Departamento de Alimentação Escolar (DAE); Palestra sobre oportunidade para estudantes da rede estadual.
24 de janeiro:Palestra sobre o funcionamento das escolas e as normativas educacionais, documentos escolares, o arquivo e a importância do acervo escolar; Palestra sobre calendário de oportunidades e programas.
27 de janeiro:Palestra sobre inovação na educação para recomposição das aprendizagens; mesa redonda com novas diretrizes e matrizes para o planejamento do ano letivo 2025; palestra sobre o plano de ação e acompanhamento pedagógico de rede.
Mín. 25° Máx. 28°