No dia 26 de janeiro, a ilha de Tucunaré vai vivenciar a primeira soltura de filhotes de tartaruga-da-amazônia e tracajá, resultado do manejo de 2024 do Projeto Quelônios, financiado pelo Fundo Municipal de Meio Ambiente, gerido pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comam), com apoio da Prefeitura de Marabá por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviço de Saneamento Ambiental (SSAM), além da parceria com a Fundação Zoobotânica e a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). A saída das embarcações, na orla, será a partir das 07 horas da manhã.
Serão soltos no dia 26, 3.500 filhotes, no entanto, no total, na base do Tucunaré, são mais de 25 mil filhotes coletados e nascidos esse ano.
O Projeto Quelônios iniciou em 2017 e tem como objetivo promover a preservação de répteis portadores de carapaças – que são os quelônios – como tartarugas e tracajás, presentes nos rios da região de Marabá. A atuação do projeto é importante porque ajuda na preservação desses animais na natureza, que estão em perigo de extinção.
Nesses sete anos de projeto, mais de 145 mil filhotes já foram soltos nos rios da região. Só em 2024 foram mais de 16 mil filhotes de tartarugas e 5 mil de tracajás.
The post Meio Ambiente: Projeto Quelônios fará soltura de 3.500 filhotes de tartarugas e tracajás appeared first on Prefeitura de Marabá - Pa .
Mín. 25° Máx. 28°