A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi) lançou, nessa terça-feira (21), o edital para 2025 do Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos, de Divulgação Científica e Tecnológica (PAP). Com a meta de dobrar o alcance e o impacto das edições anteriores, a Fundação vai investir, nesta edição, R$ 1 milhão,um aumento em relação aos R$ 600 mil destinados ao programa em 2024.
A iniciativa busca ampliar o apoio a eventos científicos, tecnológicos e de inovação em todas as regiões do estado, fortalecendo a popularização da ciência e promovendo o intercâmbio de conhecimento. Em 2024, o programa contemplou 111 propostas, um aumento de 58,6% em comparação com os 70 eventos financiados no ano anterior, alcançando diretamente cerca de 30 mil pessoas.
Com o aumento do orçamento, a Fapepi espera apoiar mais eventos na edição do PAP em 2025, promovendo um impacto ainda maior no desenvolvimento científico e tecnológico do estado. “Estamos comprometidos em fomentar o conhecimento científico e a inovação em todas as regiões do Piauí. O aumento dos investimentos é reflexo do nosso compromisso com a sociedade e com o futuro do estado”, destacou o presidente da Fapepi, João Xavier.
Nesta edição, o programa terá três chamadas para submissão de propostas, que poderão ser apresentadas exclusivamente pelo SIGFAPEPI.
Chamadas do Edital 2025
Critérios de elegibilidade
O edital apresenta critérios específicos para a submissão de propostas:
Recorde de propostas em 2024
A edição de 2024 é um indicativo da crescente demanda por incentivo à ciência no Piauí. O edital registrou um número recorde de 135 propostas submetidas por instituições de ensino, associações e institutos de pesquisa.
Com abrangência local, regional, nacional e internacional, as 111 propostas contempladas em 2024 foram distribuídas em nove dos doze territórios de desenvolvimento do Piauí.
Mín. 25° Máx. 28°