A Secretaria de Estado da Educação (Seed), por meio da Coordenadoria de Estudos e Avaliação Educacional (Ceave), divulgou na última terça-feira, 21, os resultados do Índice de Fluência Leitora (IFL) no ano de 2024, com os alunos do 2° ano do ensino fundamental de toda a rede pública de ensino. A avaliação contou com a participação de 20.451 alunos e teve como resultado o crescimento significativo de 45,5% na fluência em leitura da Rede Pública de Sergipe.
A avaliação teve como objetivo medir o desempenho dos estudantes em leitura de palavras e de textos em Língua Portuguesa, na variante brasileira, no 2º ano do fundamental. Em 2024, a fluência foi aplicada em dois momentos: no início do ano letivo, para analisar o nível de fluência leitora em que se encontravam os estudantes; e no final do ano letivo, para conhecer o perfil leitor dos alunos ao término do 2º ano, permitindo uma comparação de resultados gerados pelas duas aplicações.
“Os resultados alcançados permitem identificar o nível de leitura e a habilidade em decodificar palavras e compreender textos, oportunizando uma reflexão a respeito da implementação de ações específicas que contribuam para o desenvolvimento de novas habilidades. Os dados gerados pelos instrumentos avaliativos são utilizados, a fim de diagnóstico, para o Programa Alfabetizar Pra Valer (PAPV), um programa que é iniciativa do Governo de Sergipe”, explicou a diretora da Ceave/Seed, Joniely Cruz.
Os diretores regionais, gestores, técnicos e professores das redes públicas de ensino estadual e municipais podem acessar os resultados a partir da plataforma Parc .
O chefe do Serviço de Gestão do Sistema de Avaliação Educacional (Segsae/Ceave) da Seed, Alexandre Guimarães, explicou que em uma escala de 0 a 10, o Índice de Fluência Leitora deu um grande salto para o estado de Sergipe. “O nível de fluência leitora dos estudantes matriculados no 2º ano do ensino fundamental saiu de 3,3 na primeira aplicação para 4,8 na saída. Isso representou, nas duas aplicações de 2024, o crescimento significativo do IFL da Rede Pública de Sergipe em 45,5%”, pontuou.
Avanços significativos
Na edição de 2024, quando comparadas as duas avaliações (diagnóstica e somativa), observou-se um avanço dos estudantes no processo de alfabetização. Os dados indicam que Sergipe reduziu de 70% para 44% o número de estudantes no nível pré-leitor, aumentou de 27% para 45% no leitor iniciante, e de 4% para 11% de leitor fluente.
Esses resultados significam que o estudante que não dispunha das condições de realizar uma leitura oral e tinha bastante esforço no início do ano, conseguiu desenvolver habilidades durante o ano letivo, que os levaram a um avanço no seu processo de leitura, ao ponto de lerem corretamente algumas palavras com menos esforço.
Segundo o secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral, os avanços resultam do trabalho coletivo que envolve a dedicação de professores e da equipe que acompanha todo o processo de avaliação, e oportunizam implantar ações específicas para o desenvolvimento da educação. “A avaliação faz parte de um sistema da rede que, em conjunto com outras avaliações, nos fornece dados formuladores de uma política de estados baseada em resultados. É o trabalho que envolve diretores, professores, gestores e os esforços dos alunos”, parabenizou o secretário.
Em 2024, 97% dos alunos do 2° ano do ensino fundamental participaram da avaliação, somando 20.451 dos 21.166 que eram esperados. Essa participação expressiva indica a institucionalização da avaliação de fluência pelas Redes Públicas de Ensino, por se tratar de um importante instrumento diagnóstico para fortalecer políticas públicas de alfabetização, em especial o Programa Alfabetizar Pra Valer. Além disso, serve como parâmetro para o planejamento de intervenções pedagógicas e de gestão com foco na melhoria da proficiência leitora das crianças sergipanas.
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