A Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc) realizou, nesta terça-feira (21), o Encontro Inter-religioso, evento marcado por uma roda de conversa e apresentação de diversas crenças religiosas. Durante a programação, foi apresentada a proposta de criação do Fórum Piauiense Inter-Religioso, iniciativa que busca fortalecer o diálogo entre diferentes religiões e promover a liberdade de crença no estado.
Assunção Aguiar, superintendente da Igualdade Racial e Povos Originários da Sasc, ressaltou o papel fundamental do evento ao reforçar a pluralidade religiosa. “Quando a gente tem hoje uma comissão inter-religiosa que busca contemplar toda essa diversidade, é importante explorar essa pluralidade religiosa, que é um direito de todos exercer a sua religião”, destacou.
Além disso, o evento trouxe à tona a discussão sobre o Fórum Inter-Religioso e Liberdade de Crenças do Estado do Piauí, que surge como uma proposta para criar um espaço democrático e inclusivo. O objetivo é construir um ambiente de diálogo sobre temas de interesse comum e trabalhar pela convivência harmoniosa entre as diferentes expressões de fé.
Ya Edarlane de Xangô, representante do Candomblé, abordou o preconceito enfrentado pelas religiões de matriz africana e reforçou a necessidade de iniciativas como o fórum. “Sabemos que as religiões de matriz africanas são as mais afetadas, e uma das causas é o racismo religioso. Por isso, o diálogo e o conhecimento são importantes para acabar com esse preconceito”, afirmou.
A proposta do Fórum Piauiense Inter-Religioso é mais um passo na construção de um estado que valoriza o respeito, à diversidade e a liberdade de crença como pilares para uma sociedade mais justa e inclusiva.
Mín. 24° Máx. 28°