Segunda, 24 de Fevereiro de 2025
26°

Chuva

Salvador, BA

Educação Amazonas

PNEERQ estende prazo de inscrições para curso de letramento racial

A formação ocorrerá no modelo de ensino remoto e tem previsão de início para o dia 5 de março de 2025...

21/01/2025 às 17h11
Por: Redação Fonte: Agência Amazonas
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

FOTO: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

Educadores da Educação Básica da rede estadual de ensino do Amazonas, agora, têm até o dia 31 de janeiro de 2025 para realizarem suas inscrições no curso de extensão “Formação para Docência e Gestão em Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola”. O prazo é válido para aqueles que atuam na capital. Para os educadores do interior, as inscrições se estendem até o dia 28 de fevereiro.

O curso integra as ações da Política Nacional de Equidade, Educação das Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ) e, no Amazonas, será promovido pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O curso tem como objetivo promover o letramento racial entre os profissionais que atuam na Educação Básica, na capital e nos municípios do Amazonas, além de contribuir para a formação de professores e gestores alinhados aos princípios da Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER) e da Educação Escolar Quilombola (EEQ).

Continua após a publicidade

Em Manaus, a instituição que receberá o curso será a UEA e o período de inscrições, iniciado no dia 25 de novembro deste ano, foi prorrogado e se encerra no dia 31 de janeiro de 2025. As inscrições para a formação são executadas por meio de formulário, que pode ser acessado em https://abrir.link/bGaOk . Já o edital do processo pode ser acessado neste link https://abrir.link/QXJje .

Interior

Continua após a publicidade

No interior, os inscritos serão atendidos pela Ufam. As inscrições para os municípios, que se iniciaram no dia 17 de novembro e se encerram no dia 28 de fevereiro de 2025, podem ser feitas pelo link https://abrir.link/fxOst . Outras informações podem ser acessadas pelo endereço https://abrir.link/ynBWb .

De acordo com o diretor do Departamento de Políticas Educacionais para Diversidade (DPDI), da Secretaria de Educação, Rafael Ferreira, o curso será relevante para criar uma mobilização nos espaços acadêmicos, trazendo temáticas que necessitam de cada vez mais visibilidade.

Continua após a publicidade

“O curso será importante para as universidades, na medida em que se mobiliza e traz para os espaços acadêmicos temáticas que antes eram inviabilizadas. No campo da educação básica, é imprescindível que os nossos professores tenham acesso à formação continuada, relacionada à temáticas étnico–raciais”, ressaltou o diretor.

A formação ocorrerá no modelo de ensino remoto e está prevista para iniciar em março de 2025.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários