Na tarde desta segunda-feira, 20/1, o prefeito de Rio Preto, Coronel Fábio Candido, juntamente com o secretário municipal de Saúde, Rubem Bottas, reuniu-se com o diretor do Hospital de Base (HB), Jorge Fares, e a equipe técnica do hospital para ampliar os recursos destinados ao atendimento de pacientes com dengue nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
Como resultado da reunião, o prefeito garantiu, de forma imediata, 35 novos leitos de enfermaria e 10 de UTI. Esses números podem ser ampliados para até 50 leitos de enfermaria e 20 de UTI, conforme a evolução da demanda.
"É uma grande conquista para a população de Rio Preto. Assim, cumpro meu compromisso de proporcionar mais qualidade de vida aos riopretenses", afirmou o Coronel Fábio Candido.
Para viabilizar a ampliação, será firmado um contrato emergencial entre a Prefeitura e a Funfarme, no valor aproximado de R$ 2,8 milhões. Os novos leitos estarão disponíveis já a partir desta terça-feira, 21/1.
Além dos novos leitos, o prefeito conseguiu, por meio de convênio com a Funfarme, a contratação de 19 médicos que começarão a atender nas UPAs a partir de quarta-feira, 22/1.
“O objetivo é atender bem e de forma mais rápida a população. Todos os esforços estão sendo feitos para garantir um atendimento de qualidade e evitar que alguém fique desassistido”, destacou o prefeito.
Desde o início da gestão, a Prefeitura tem trabalhado intensamente para enfrentar a epidemia de dengue, que já acumula 6.772 mil notificações e 903 casos confirmados, de 1º a 15 de janeiro.
“O governo anterior não priorizou a abertura de novos leitos ou a contratação de mais médicos. Em apenas 20 dias, já conseguimos avanços significativos para amenizar os impactos dessa epidemia”, ressaltou o secretário Rubem Bottas.
Além dos novos leitos e reforço médico, a Secretaria de Saúde intensificou o uso da Telemedicina, permitindo que pacientes com suspeita de dengue realizem consultas e obtenham resultados de exames sem a necessidade de retornar às UPAs. Os resultados podem ser acessados diretamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou por meio da Telemedicina.
Outra medida importante é a extensão do horário de atendimento nas UBSs do Solo Sagrado e Estoril, que agora funcionam até as 22h, reforçando o suporte à população.
A Prefeitura segue empenhada em oferecer respostas rápidas e eficientes para enfrentar a pior epidemia de dengue da história de Rio Preto.
Mín. 24° Máx. 28°