A cidade de Costa Rica/MS, avança significativamente na área da Saúde com o programa "Mais Saúde e Menos Fila", em parceria com o Governo do Estado, Unidades de Saúde de outros municípios e a Fundação Hospitalar local. Este projeto busca atender à demanda reprimida de saúde nos 79 municípios do estado. Em 2024 o programa garantiu à Costa Rica, a realização de 292 endoscopias, 1.012 ressonâncias e 364 tomografias em 2024, além de diversas cirurgias eletivas.
O prefeito Cleverson Alves destaca o impacto positivo do programa, que está agilizando o acesso a serviços médicos, evitando deslocamentos para outras cidades. Inovações incluem a realização de cirurgias de quadril e joelho com inserção de prótese em Costa Rica, marcando uma nova era na saúde local sob a gestão de Cleverson Alves e Roni Cota.
O programa 'Mais Saúde e Menos Fila' teve um impacto significativo em Costa Rica e na região, realizando um total de 555 cirurgias de catarata e pterígio (carne no olho) nos últimos meses. Pacientes de diversas localidades, incluindo Chapadão do Sul, Sonora, Pedro Gomes, Inocência, Corguinho, Alcinópolis e Figueirão, foram atendidos, evidenciando a abrangência e a importância desse programa para a saúde ocular da região.
O secretário de Saúde, Daniel Rayckson Lemos Santos, celebra a iniciativa, que busca não apenas eliminar filas de espera, mas também aliviar a sobrecarga dos hospitais em outras regiões. Com uma estratégia de regionalização, o programa oferece um sistema de saúde mais equilibrado e acessível, focado em melhorar a qualidade de vida da população. Por fim, agradeceu ao Governo do Estado pela iniciativa e parceria.
A parceria entre Costa Rica e o Estado de Mato Grosso do Sul visa transformar a saúde na região, com a expectativa de que as filas sejam gradualmente eliminadas e a saúde da população priorizada.
Fonte:ASSECOM / PMCR
Autor:Silvestre de Castro - Jornalista e Radialista
Mín. 24° Máx. 28°