Sábado, 18 de Janeiro de 2025
25°

Tempo nublado

Salvador, BA

Geral Piauí

Ministério Público realiza audiência sobre medidas de emergência para atender vítimas das enchentes em Picos

Uma das sugestões apresentadas pelo Corpo de Bombeiros é a criação de um Centro de Comando e Controle para coordenar as ações relacionadas aos alag...

17/01/2025 às 21h13
Por: Redação Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O Corpo de Bombeiros Militar do Piauí apresentou, nesta sexta-feira (17), durante audiência pública promovida pelo Ministério Público, uma série de sugestões para otimizar as ações emergenciais de apoio às famílias atingidas pelas enchentes na cidade de Picos. A reunião, realizada na sede do MP, contou com a presença de representantes de diversos órgãos públicos, como a Prefeitura Municipal de Picos, Exército Brasileiro, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. 

O coronel Edilson Soares Lima, coordenador regional dos Bombeiros Militares do Semiárido, reforçou a importância de um trabalho integrado e organizado para minimizar os impactos das chuvas. “Sugerimos à prefeitura a criação de um Centro de Comando e Controle para coordenar todas as ações relacionadas aos alagamentos, com base no Sistema de Comando de Incidentes. Essa medida permitirá um gerenciamento mais eficiente das ocorrências e uma melhor distribuição dos donativos às famílias afetadas”, destacou o coronel.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Ele também informou que equipes técnicas dos Bombeiros já realizaram visitas aos locais mais atingidos, avaliando os danos estruturais e identificando riscos iminentes para a população e os agentes envolvidos no resgate.

Continua após a publicidade

A promotora de Justiça Romana Leite, que presidiu a audiência, acatou de imediato as sugestões apresentadas pela corporação e determinou que a Secretaria de Assistência Social do município e outros órgãos competentes intensifiquem as ações de mapeamento de áreas seguras para instalação de abrigos temporários. Além disso, foi reforçada a necessidade de controle rigoroso no acesso às áreas de risco para garantir a segurança da população.

“Reconhecemos a importância do trabalho integrado do Corpo de Bombeiros, que tem sido fundamental tanto nos resgates quanto nas discussões técnicas. A atuação dos bombeiros é essencial para preservar vidas e evitar tragédias maiores”, afirmou a promotora.

Continua após a publicidade

A audiência também tratou da realocação imediata de pelo menos 50 famílias cadastradas, que deverão ser transferidas para novos abrigos em locais seguros. 

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Continua após a publicidade
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários