Domingo, 19 de Janeiro de 2025
25°

Parcialmente nublado

Salvador, BA

Geral Piauí

Idepi: Barragem Salinas sangra depois de forte chuva na região de Francisco Ayres

A estrutura atingiu sua capacidade máxima de armazenamento e sangrou nesta última quarta-feira (15).

16/01/2025 às 16h03
Por: Redação Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A Barragem Salinas, localizada no município de Francisco Ayres, atingiu sua capacidade máxima de armazenamento de 387 milhões m³ de água e sangrou nesta última quarta-feira (15). A estrutura é de responsabilidade do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi). 

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O processo de sangria, o vertimento pelo sangradouro, é um evento que acontece normalmente em barragens para liberar os excedentes de água, de forma segura e ordenada.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

 

A barragem desempenha um papel estratégico na região, promovendo a perenização do Rio Salinas e garantindo o abastecimento da cidade de Francisco Ayres. Além disso, o reservatório é essencial para a dessedentação animal ao longo do curso do rio e no próprio lago, favorecendo a criação de animais e a economia rural. 

Continua após a publicidade
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A estrutura também possibilita a piscicultura e pequenas irrigações ao longo do Rio Salinas, contribuindo para o desenvolvimento da agricultura familiar. 

O diretor-geral do Idepi, Felipe Eulálio, destacou a importância do monitoramento contínuo do reservatório, garantindo a segurança da barragem e a manutenção de suas múltiplas finalidades. “A Barragem Salinas é essencial para a população local por todas as atividades que são possibilitadas aos moradores do entorno, como agricultura e a piscicultura, além de garantir o abastecimento da cidade de Francisco Ayres assegurando o fornecimento de água e a segurança social, a dignidade dessas pessoas.” 

Continua após a publicidade

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários