A Prefeitura de Caruaru, por meio da Ouvidoria-Geral (da Controladoria-Geral do Município – CGM), focou em diversos projetos voltados à transparência e boa governança do setor, durante o ano de 2024. Foram 3.070 manifestações recebidas, sendo 2.744 respondidas, o que representa um percentual de 89,38% de resolutividade. Além disso, foram 175 pedidos de e-SIC recebidos, todos finalizados com 100% de resolutividade.
O setor também esteve presente em 08 Caravanas da Ouvidoria Itinerante, 06 Plenárias e em 1.750 abordagens educativas, com a divulgação e conscientização dos canais de atendimento e funções da Ouvidoria, para os usuários dos serviços públicos. Essas ações ajudaram a fomentar a democracia participativa nas mais variadas unidades da gestão municipal.
A Ouvidoria se fez presente no 2º Seminário de Transparência e Participação Cidadã, promovido pela Secretaria da Controladoria-Geral do Estado de Pernambuco, que teve o objetivo de promover o debate e o compartilhamento de experiências sobre as temáticas da transparência e participação cidadã. Desse encontro, foram trazidas boas práticas de transparência, abertura e reuso de dados públicos e ações governamentais e da sociedade civil para a promoção da participação cidadã no município.
Foi também em 2024, que, por meio da primeira ação conjunta com a Ouvidoria-Geral de Caruaru, a Ouvidoria da Arpe – Agência de Regulação de Pernambuco realizou a primeira ação itinerante, durante a Caravana da Saúde e Cidadania, no Bairro Vassoural, em Caruaru. Além disso, essa foi a primeira ação conjunta da Ouvidoria-Geral de Caruaru com um órgão do Governo do Estado. “Na oportunidade, a Arpe conheceu as instalações, o funcionamento da ouvidoria municipal e o método das ações da Caravana da Ouvidoria Itinerante, firmando uma parceria inédita, promovendo um intercâmbio de práticas que visam aprimorar o atendimento ao usuário”, enfatizou a ouvidora-geral do município, Ana Carolina Barros.
A Ouvidoria municipal participou do VII Concurso de Boas Práticas da Rede Nacional de Ouvidorias (Renouv), coordenada pela Controladoria-Geral da União, e, apesar de não ser classificada como finalista, ficou em 8º lugar na categoria.
“Foi um ano muito positivo para a Ouvidoria, com um aumento significativo no número de manifestações recebidas e respondidas, além do alto índice de resolutividade. As ações itinerantes e educativas foram fundamentais para fortalecer o diálogo com a população e promover a transparência na gestão pública. Estamos sempre em busca de melhorias e novas parcerias para atender cada vez melhor os usuários dos serviços públicos de Caruaru”, destacou o controlador-geral do município, Severino Santos.
Ações da Ouvidoria-Geral de Caruaru que também merecem destaque:
– Lançou o Manual dos Interlocutores de Ouvidoria, com o intuito de orientar os servidores no tratamento das manifestações e pedidos de e-SIC e aprimorar ainda mais a comunicação da gestão com o usuário e a consequente melhoria na prestação dos serviços;
– Colaborou para o reconhecimento do Selo Ouro da Atricon, concedido à Prefeitura de Caruaru pelo terceiro ano consecutivo. No que compete à atuação da Ouvidoria-Geral, os critérios refletem o cumprimento das exigências da Lei de Acesso à Informação e da Lei das Ouvidorias (Lei Federal n.º 13.460/2017);
– Participou do GT de Implementação de Ouvidorias Municipais em 100 dias da Renouv, que teve como produto um e-book para auxiliar os gestores com os pilares básicos dessa implantação nos municípios e câmaras municipais, nas gestões iniciadas em 2025.
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