Quarta, 15 de Janeiro de 2025
27°

Tempo nublado

Salvador, BA

Justiça Tocantins

Adolescentes e jovens do Centro de Atendimento Socioeducativo de Palmas participam do Curso de Barbeiro ofertado pela Seciju

Ofertado pela primeira vez a este público, curso promove integração, novos conhecimentos, habilidades e descoberta de talentos

15/01/2025 às 14h47
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
Compartilhe:
Ofertado pela Seciju, esta é a primeira vez o curso é promovido aos adolescentes, garantindo integração, novos conhecimentos, habilidades e descoberta de talentos aos adolescentes que cumprem medida - Foto: Nayla Oliveira/Governo do Tocantins
Ofertado pela Seciju, esta é a primeira vez o curso é promovido aos adolescentes, garantindo integração, novos conhecimentos, habilidades e descoberta de talentos aos adolescentes que cumprem medida - Foto: Nayla Oliveira/Governo do Tocantins

Garantir uma profissão no futuro com qualificação profissional e descoberta de novas habilidades, principalmente para quem está iniciando a vida, ou até mesmo recomeçando é foco das ações do Governo do Tocantins com os jovens e adolescentes que cumprem medida no Sistema Socioeducativo. A Secretaria da Cidadania e Justiça (Seciju) busca, mediante capacitações, viabilizar novas possibilidades para que os jovens possam adquirir conhecimentos.

No Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Palmas, os internos estão tendo a oportunidade de participar do Curso de Barbeiro. A área é abrangente e cada vez mais atrai pessoas que, por meio da prestação de serviços, contam com uma fonte de renda garantida. O curso ofertado faz parte do Projeto Sociocultura, do Sistema Socioeducativo, que recentemente adquiriu novos equipamentos, entre eles os itens necessários para a qualificação. Cortes de cabelo variados e o uso dos aparelhos fazem parte dos conteúdos demonstrados, bem como as técnicas necessárias para a estilização da barba no público masculino.

Profissionalização

Mas não é só na rentabilidade e qualificação que o curso é baseado. A iniciativa é também uma chance de integração e socialização dos jovens e adolescentes, como ressalta a superintendente de Administração do Sistema de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente, Zeroíldes Miranda. “Esse curso visa contemplar o direito à profissionalização do adolescente para que ao término da medida socioeducativa ele possa usar os conhecimentos adquiridos e o certificado para galgar um emprego formal no mercado de trabalho. O governo não mede esforços para que os direitos dos nossos adolescentes e jovens sejam garantidos em sua totalidade no âmbito do Sistema Socioeducativo”, pontuou.

Continua após a publicidade

No Case de Palmas, oito jovens participam do curso que tem carga horária de 20 horas, sendo duas aulas semanais. Dois agentes de segurança socioeducativos também integram as aulas. O instrutor João Batista tem mais de dez anos de experiência como barbeiro e destaca o bom desempenho dos adolescentes. “Eles estão muito entusiasmados e empolgados. Essa é uma profissão boa, não falta procura, e aqui estamos tendo uma ótima convivência, criamos uma amizade e tenho muito respeito por eles, assim como vice-versa. Não estou tendo dificuldade nenhuma para passar o conteúdo”, avalia o instrutor.

Oportunidade

Continua após a publicidade

Para os jovens e adolescentes contemplados pela capacitação, a chance de ter uma profissão já é uma oportunidade sonhada, na busca de garantir um futuro promissor. “A profissão de cortar cabelo é boa, e é um ótimo curso. Eu pretendo sim exercer quando sair, e tenho certeza que isso vai me preparar para o futuro”, afirmou um dos alunos. A geração de renda também é visionada pelos jovens que participam como forma de interagir. “Essa pode ser uma fonte de renda lá fora. Aqui no Case já aprendi informática básica, artesanato, e agora o corte de cabelo foi o que mais gostei”, complementou o jovem.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários