A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) doou 42 mil copos com água potável para ajudar as centenas de moradores desabrigados e desalojados no Vale do Aço, afetados pelas fortes chuvas registradas no último domingo (12/1) em Belo Oriente, Ipatinga, Santana do Paraíso e Timóteo. Após saber dos estragos causados nas cidades, a companhia se mobilizou para prestar todo o apoio às prefeituras e reforçar o papel social e solidário junto ao povo mineiro.
Os donativos foram recebidos, nesta semana, no Estádio Municipal João Lamego Neto (Ipatingão), em Ipatinga, pela capitã da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) , Soraia Ribeiro da Silva, que também integra a Defesa Civil Estadual e é responsável pela coordenação e distribuição das doações.
Ipatinga recebeu 12,6 mil copos com água potável. Em Santana do Paraíso, 9,8 mil copos com água foram entregues na Prefeitura. Os municípios de Belo Oriente e Timóteo receberam 9,8 mil copos com água potável, cada.
O supervisor de Manutenção e Operação da Gerência Regional da Copasa em Ipatinga, Julimar Sabino de Castro, foi o responsável da empresa por organizar e entregar a doação. “Novamente, cidades da região do Vale do Aço foram afetadas por fortes chuvas. Em dezembro, a população de Coronel Fabriciano também foi bastante prejudicada pelas tempestades e, na ocasião, contribuímos com a doação de 14 mil copos de água. Agora, estamos ajudando com mais de 40 mil copos, e destaco que a Copasa nunca medirá esforços para estar ao lado dos mineiros e, sempre que preciso, estaremos prontos para ajudar”, disse.
Além dos copos de água, a companhia disponibilizou ainda dois caminhões-pipa nos dias 12 e 13/1 (domingo e segunda-feira), sendo um com capacidade para dez e outro para 20 metros cúbicos de água, para abastecimento de residências que tiveram o fornecimento de água interrompido em Santana do Paraíso. A empresa também enviou outros dois caminhões-pipa para Ipatinga, mas não foi necessário utilizá-los, já que o abastecimento no município não foi afetado. Ainda no domingo, a empresa disponibilizou um carro-pipinha na rua Turin, no bairro Bethânia, em Ipatinga.
Segundo dados da Defesa Civil, em Ipatinga já são cerca de 150 pessoas desabrigadas e 37 desalojadas que estão no Estádio Ipatingão. Em Santana do Paraíso, 33 pessoas estão desabrigadas ou desalojadas no município.
Mín. 24° Máx. 28°