Segunda, 20 de Janeiro de 2025
29°

Tempo nublado

Salvador, BA

Geral INICIATIVA EST...

Seduc, Fadep e CBM firmam parceria para ações de segurança na COP 30

Objetivo é obter orientações e agilidade na análise dos projetos de prevenção e combate à incêndio das escolas adaptadas para alojamento durante a ...

14/01/2025 às 19h32
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Compartilhe:
Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

As equipes da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e da Fundação de Apoio para o Desenvolvimento da Educação Paraense (Fadep) vão contar com o suporte do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBM) para reforçar a segurança nas 17 escolas estaduais adaptadas para alojamento durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Clima (COP 30), que ocorrerá em novembro deste ano, em Belém. As tratativas iniciaram na segunda-feira (13), em reunião realizada no Comando-Geral da Corporação.

A parceria firmada com o Corpo de Bombeiros visa obter orientações e agilidade na análise dos projetos de prevenção e combate à incêndio das escolas, assegurando o pleno funcionamento durante o evento. Para isso, serão analisados os sistemas de detecção e alarme, hidrantes, reserva técnica de água, extintor de incêndio, rotas de fugas, entre outros elementos de segurança.

De acordo com o presidente da Fadep, Arnaldo Dopazo, a parceria entre Seduc, Fadep e CBM é uma iniciativa estratégica para garantir um ambiente mais seguro nas escolas e que está além da programação da COP 30. “Essa iniciativa não só reforça a segurança nas escolas, mas também promove uma cultura de prevenção e responsabilidade, preparando a comunidade escolar para lidar com imprevistos de forma eficiente e organizada”, afirmou.

Continua após a publicidade

As equipes da Seduc, responsáveis pela adaptação das unidades de ensino para alojamento, também vão receber assessoramento técnico, orientação sobre normas e legislação, a fim de garantir que os locais sejam adaptados corretamente.

Continua após a publicidade

Para os servidores que vão atuar diretamente nas 17 unidades escolares da COP 30, haverá curso de Qualificação em Brigada Básica de Incêndio, com carga horária de 16 horas. O conteúdo do curso inclui uso de extintor de incêndio, primeiros socorros, orientações sobre rota de fuga em casos de emergência, entre outros assuntos relacionados à segurança.

O diretor de Serviços Técnicos do CBM, coronel Pablo Oliveira, explica que as ações de segurança vão iniciar com uma inspeção prévia nas escolas, momento em que será feito o reconhecimento de área, observando as características das estruturas físicas e eventuais problemas que precisem ser solucionados. “Vamos observar caso a caso, porque cada escola tem uma estrutura diferente, uma realidade de sistema diferente, para podermos solucionar os possíveis gargalos”, explicou.

Continua após a publicidade

A reunião de alinhamento das ações de segurança nas escolas que servirão de alojamento para o evento da COP 30 contou, ainda, com a presença do secretário adjunto de Infraestrutura (SAI/Seduc), Lázaro Cézar Limas; da diretora de Planejamento de Obras (DPLO/ Seduc), Melissa Martinez; do comandante-geral da CMB, coronel Jaime de Aviz Benjó, e do subdiretor de Serviços Técnicos, tenente-coronel Moura.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários