Quarta, 15 de Janeiro de 2025
23°

Tempo nublado

Salvador, BA

Saúde Piauí

Sesapi monta plano de contingência para auxiliar município de Picos

O principal é garantir assistência às vítimas, abrangendo desde atendimento médico até o abastecimento de água potável, vacinação, instalação de ab...

14/01/2025 às 19h17
Por: Redação Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) elaborou um plano de contingência para auxiliar o município de Picos, que foi fortemente afetado pelas chuvas intensas. Entre as ações previstas está a criação de um COE (Centro de Operações Emergenciais) na cidade, composto por integrantes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Exército, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Infraestrutura e a própria Sesapi.  

O principal objetivo do plano é garantir assistência às vítimas, abrangendo desde atendimento médico até o abastecimento de água potável, vacinação, instalação de abrigos e prevenção de doenças.  

"Precisamos garantir atendimento médico imediato às pessoas com ferimentos, intoxicações ou outras complicações de saúde, além de atuar na prevenção de doenças. Vamos implementar medidas de controle de vetores e promover a higiene para prevenir enfermidades como arboviroses, leptospirose, hepatites, doenças diarreicas, Covid-19, síndromes gripais, entre outras", explicou a superintendente de Atenção aos Municípios, Leila Santos.  

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O plano também prevê ações relacionadas ao abastecimento de água e saneamento, assegurando o fornecimento de água potável e hipoclorito de sódio. Em relação aos abrigos, as ações incluem desde a oferta de alimentação até a garantia de segurança para os desabrigados.  

Continua após a publicidade

A Sesapi irá mobilizar o Novo Hospital Regional de Picos para oferecer suporte ao Hospital Justino Luz, visando atender à demanda por cirurgias de urgência. Além disso, o plano inclui a ampliação do horário de funcionamento das unidades de saúde, a realização de atendimentos domiciliares e ações de promoção à saúde.  

"Precisamos também oferecer apoio psicológico à população afetada e garantir o transporte de pacientes, medicamentos e insumos para as áreas atingidas", ressaltou o superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo.  

Continua após a publicidade

Equipes da Sesapi já estão em deslocamento para mobilizar o plano de contingência e garantir assistência à população.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários