Seguindo o cronograma de ações emergenciais para prevenir alagamentos na capital, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas, realiza nesta terça-feira (14) a desobstrução de caixas coletoras (bocas de lobo) nos bairros Jardim Paulista e São Mateus. A ação prioriza o mapeamento de pontos críticos da capital, com foco nas áreas mais suscetíveis a enchentes e alagamentos.
Os serviços contam com o apoio de um caminhão hidrojato, popularmente conhecido como “tatuzão”. O equipamento é utilizado para jatear água em alta pressão, facilitando a limpeza de áreas de difícil acesso, como caixas coletoras e anexos de drenagem, além de aspirar os resíduos acumulados. O objetivo é desobstruir os pontos críticos e garantir a eficiência do sistema de escoamento.
O secretário municipal de Obras Públicas, Reginaldo Teixeira, destacou a importância do trabalho contínuo para a manutenção do sistema de drenagem. “Estamos intensificando essas ações para minimizar os impactos das chuvas. Essa é uma medida emergencial que, somada à colaboração da população em evitar o descarte irregular de lixo, contribuirá diretamente para a melhoria da infraestrutura urbana”, afirmou.
O cronograma de desobstrução seguirá nos próximos dias e prevê o atendimento em cinquenta caixas coletoras espalhadas pela cidade. Na ação desta manhã, foram recolhidas aproximadamente 2 toneladas de resíduos, incluindo areia, cascalho, garrafas PET, sacolas plásticas e lixo doméstico.
Atualmente, 19 profissionais especializados em desobstrução e manutenção de sistemas de drenagem estão dedicados exclusivamente à limpeza de caixas coletoras na capital.
Mín. 24° Máx. 28°