Os shows do Verão Maior Paraná, que fecharam o primeiro final de semana de atrações com um público de mais de 300 mil pessoas , contam com uma área exclusiva destinada para pessoas com deficiência (PcDs), com boa visibilidade e fácil acesso. Os espaços de Matinhos e Pontal do Paraná ficaram cheios durante os dias de shows, garantindo uma experiência única e marcante para o público, que aprovou a iniciativa.
A área reservada às pessoas com deficiência física, visual ou intelectual está em um local privilegiado, a poucos metros do palco. Além de estarem mais próximos dos artistas, o público também consegue acompanhar o show por um telão gigante, na lateral, garantindo uma experiência completa e respeitando a condição de cada indivíduo.
O espaço, que conta com banners indicativos para guiar a pessoa até o local, é elevado, o que proporciona uma boa visibilidade do palco. Com os shows de Matinhos realizados na orla da praia, em um terreno irregular como é a areia, o Governo do Estado também garantiu a acessibilidade com tablados que vão da calçada até o espaço PcD. Em Pontal do Paraná, os shows são realizados em uma área plana, com calçadas acessíveis.
Na estrutura em Caiobá, a Área PcD comporta até 315 pessoas, enquanto que em Pontal do Paraná a capacidade é para 150 pessoas. Cada pessoa com deficiência pode levar até um acompanhante, que assiste ao show dali, junto com seu familiar ou amigo. Para isso, são disponibilizadas cadeiras, oferecendo mais conforto durante os shows, que costumam durar de 1h30 a duas horas. O local pode ser usado por pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A servidora pública municipal Cintia Linz do Nascimento, que é cadeirante, acompanhou o show do cantor Péricles, em Matinhos, e aprovou o espaço. “Top demais. Gostei muito do espaço, do tablado que tem na areia. Hoje eu pude provar esse tablado e é muito bom. Todas as praias deveriam ter essa consciência para o PcD”, destaca Cintia. “O Governo do Paraná está de parabéns com os shows nas praias, a estrutura, a acessibilidade, tudo nota 10.”
Camila Grummt, de Curitiba, que tem mobilidade reduzida, conta que ela e a família sempre se programam para curtir a temporada no Litoral do Estado. “Nós sabemos que todo ano tem show, então a gente já veio nessa época para curtir um pouquinho”, explicou. Foi a primeira vez que ela utilizou o espaço exclusivo para PcD. “Eu adorei essa área. É o primeiro ano que eu preciso de uma área assim e achei muito válida, porque podemos curtir melhor o show e não ficar no tumulto”, ressaltou.
PEQUENO PRÍNCIPE– Os milhares de turistas que frequentam as arenas dos shows em Pontal do Paraná e Matinhos também estão sendo incentivados a contribuir com o Hospital Pequeno Príncipe (HPP), que é o maior e mais completo hospital pediátrico do Brasil. A divulgação é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado e o HPP, que foi responsável pela produção do conteúdo. As doações estão sendo concentradas pela chave PIX doacoes@hpp.org.br, que é recorrentemente divulgada nos telões via QR Code que facilitam o acesso por meio do celular.
Mín. 24° Máx. 28°