Neste período de férias escolares, os alunos e moradores podem usar as dependências das escolas para diversos tipos de atividades. Para contribuir com essa proximidade ‘escola - comunidade’, o Governo do Estado de Sergipe, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Seduc), já realizou a entrega de 39 quadras poliesportivas durantes os dois anos de mandato, contribuindo assim com a prática de atividade esportivas e sociais além da aproximação entre a escola e a população.
No Colégio Estadual Jornalista Paulo Costa, em Aracaju, o conselho escolar desenvolve projetos que contribuem com essa proximidade entre a escola e a comunidade. A partir do projeto ‘Eu e minha família na escola’, cuja finalidade é abrir as portas da escola para que os moradores conheçam e participem de atividades escolares, gerando assim um sentimento de pertencimento e companheirismo.
A escola também disponibiliza o espaço da quadra para atividades esportivas como dança, vôlei, futebol, futsal, realizadas tanto pelos alunos como pela comunidade. Além do uso das salas de informática para atividades de robótica que acontecem durante todo o ano e da biblioteca, para a leitura.
O aluno do 8° ano, Miguel Araújo Galvão, demonstra sua aprovação com esse período a mais que pode passar na escola. Praticante do xadrez, Miguel e outros alunos aproveitam o espaço para realizar os treinos que contribuíram em melhores resultados na participação de campeonatos, mas também para poder se divertir. “É muito bom, porque você tem um lugar para ir durante as férias. Você tem um lugar para brincar, se distrair, treinar para os campeonatos. Contribui para que a gente possa ter uma diversão, não ficar preso em casa só no celular”.
Grupos como a companhia de dança Loucurarte, que busca a inclusão de pessoas com deficiências físicas ou mentais, também utilizam e abrem espaço para que a comunidade e os alunos participem das suas atividades realizadas dentro do colégio. A diretora da escola, Deise Nascimento, descreve esses momentos como um espaço de apoio às famílias que, nesse período em que os alunos estão de férias, precisam trabalhar e não têm com quem deixar seus filhos.
“Muitas famílias trabalham e ficam preocupadas com quem deixar seus filhos, então a gente disponibiliza esse horário para que eles possam jogar seus joguinhos no laboratório de informática, fazer aquela leitura na biblioteca ou bater aquela bolinha que eles tanto gostam na quadra, proporcionando assim um momento de segurança para os pais, uma vez que sabem que seus filhos estão no ambiente escolar”, completa a diretora.
Investimentos
Nesses dois anos de mandato, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc) investiu R$ 137.362.258,93 na entrega 22 escolas ampliadas e modernizadas e 39 quadras poliesportivas completas com vestiários e banheiros, para realização de atividades esportivas e sociais, tanto dos alunos como da comunidade.
Essas ações multiesportivAs buscam cada vez mais estreitar os laços entre a comunidade e a escola, tornando ambientes acolhedores e dinâmicos a todos. São eles que são o elo entre a escola e a comunidade escolar e nunca fecham no período de férias.
Mín. 24° Máx. 28°