Pelo sétimo ano consecutivo, o Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), localizado em Breves, no sudoeste da Ilha do Marajó, reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e a qualidade ao renovar a certificação nacional do Green Kitchen, concedida pela Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente (Fupam). Este selo reconhece instituições que se destacam por oferecer refeições saborosas e nutritivas, preparadas de forma sustentável, sem o uso de aditivos químicos e com respeito ao meio ambiente.
A conquista reflete os esforços contínuos da gestão do HRPM em aprimorar, cada vez mais, a gastronomia hospitalar, integrando boas práticas ambientais e garantindo uma alimentação que alia saúde, responsabilidade ecológica e excelência.
A responsável técnica pelo Serviço de Nutrição e Dietética (SND) do HRPM, Renata Feio, destaca que o selo Cozinha Verde é um grande reconhecimento para a unidade hospitalar, pois demonstra o comprometimento da instituição com os usuários, bem como com o meio ambiente. “Esse prêmio nos incentiva a aprimorar os recursos naturais disponíveis, mantendo a nossa missão de respeito à vida”, pontuou.
Aprovação - Cíntia Moraes Viana, de 36 anos, encontra-se no Regional do Marajó como acompanhante de sua filha que fraturou o antebraço. Ela comenta que é muito grata por todos os profissionais do hospital que acolheram sua filha e elogia a humanização da equipe. “O atendimento é maravilhoso. Estamos aqui há oito dias e não temos o que reclamar, todos são muito atenciosos e acolhedores, nos tratam super bem. Eu gosto muito da alimentação servida, tudo é muito saboroso. Não sabia que o hospital possui esse certificado, mas é fruto do bom trabalho, parabéns”, finalizou a dona de casa.
Horta hospitalar - O HRPM mantém a horta em uma área de 180 m², com espaço também para o cultivo hidropônico (é uma técnica de cultivo de plantas sem o uso de solo, mas sim de uma solução nutritiva). O cultivo de hortaliças, verduras, frutas e ervas ganhou um aliado com o sistema de compostagem de resíduos orgânicos. O conhecimento sobre como manter a horta tradicional e a hidropônica é compartilhado com funcionários, usuários, acompanhantes, a fim de incentivar o cultivo sustentável em hortas domésticas, o que pode gerar renda para as famílias.
Dados- Em 2024, a gestão do HRPM, por meio do SND, preparou e distribuiu 407.550 alimentações para colaboradores, usuários e acompanhantes.
O HRPM integra a rede de saúde do Governo do Pará, sendo administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade dispõe de assistência de média e alta complexidade para mais de 325 mil habitantes do sudoeste marajoara. A região compreende os municípios vinculados ao 8° Centro Regional de Saúde (CRS): Anajás, Bagre, Breves, Curralinho, Gurupá, Melgaço e Portel. Serviço: A unidade fica na Avenida Rio Branco, nº 1.266, no centro de Breves. Mais informações podem ser obtidas via telefones: (91) 3783.2140 / 3783.2127
Texto: Pedro Amorim
Mín. 23° Máx. 28°