Alinhada ao Janeiro Branco, movimento que destaca a importância da saúde mental e do cuidado emocional, a Secretaria de Estado do Planejamento do Piauí (Seplan) realiza ações como o Minuto Saúde, palestras sobre inclusão no local de trabalho e o Plantão Psicológico.
Realizadas por meio do Programa Retribuir, essas atividades reforçam o compromisso com ações contínuas voltadas à saúde mental e física dos servidores, proporcionando iniciativas que priorizam a qualidade de vida.
O Programa Retribuir integra um conjunto de ações que estão alinhadas à Lei Federal nº 14.831/2024, sancionada em 27 de março de 2024. Esta legislação estabelece diretrizes para que empresas e organizações promovam o bem-estar mental de seus colaboradores, incentivando práticas como o desenvolvimento de espaços de acolhimento, educação emocional e suporte especializado. Inspirada por essas diretrizes, a Seplan vem implementando iniciativas que traduzem esse compromisso em ações concretas.
Segundo Karol Jefessom, gerente de Gestão de Pessoas, estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS) demonstram que a saúde mental é essencial para o bom desempenho profissional e para a qualidade de vida.
“No serviço público, investir no bem-estar dos servidores resulta não apenas em maior satisfação no ambiente de trabalho, mas também em um atendimento mais eficiente à população”, afirmou, completando ainda que por meio do Programa Retribuir, a Seplan reafirma seu compromisso com a valorização dos servidores, promovendo um ambiente de trabalho acolhedor e equilibrado.
Mín. 25° Máx. 27°