A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) recebe, neste mês, a exposição ‘Quino, Mafalda e o Meio Ambiente’, que promete encantar e conscientizar o público sobre questões ambientais por meio do olhar crítico e bem-humorado de uma das personagens mais icônicas do universo dos quadrinhos: Mafalda. O período de visitação começa segunda-feira (13) e vai até 10 de fevereiro, em frente à Gibiteca Henfil. O acesso é gratuito.
A exposição, composta por 16 banners produzidos em lona vinílica medindo 1,2m por 0,7m, traz obras do renomado cartunista argentino Joaquín Salvador Lavado Tejón, mais conhecido como Quino. As peças, cedidas por Guillermo Lavado, administrador dos direitos de reprodução da obra de Quino, destacam a abordagem única do autor sobre temáticas ambientais, convidando os visitantes a refletirem sobre a relação entre sociedade e natureza.
Desde o começo da sua carreira como humorista e cartunista, há 70 anos, Quino foi vanguardista no tratamento do tema da mudança climática. A exposição que chega a João Pessoa é uma seleção de ilustrações e desenhos da Mafalda, centrados na preocupação com o cuidado do planeta e do meio ambiente, que é apresentada de forma lúdica, promovendo a conscientização tanto de adultos quanto de crianças.
A exposição busca divulgar a personagem de Mafalda como ícone cultural argentino que encanta adultos e crianças, e valorizar a arte dos quadrinhos. A exposição traz interatividade com códigos QR para acessar o perfil das personagens e quadrinhos animados. A mostra é promovida pelo Consulado da Argentina em Recife, em parceria com Guillermo Lavado, sobrinho do autor Quino, quem administra os direitos de reprodução da obra da Mafalda.
Serviço:
O quê: Exposição "Quino, Mafalda e o Meio Ambiente"
Quando: De 13 de janeiro a 10 de fevereiro
Onde: Gibiteca Henfil, Espaço Cultural José Lins do Rego, João Pessoa
Acesso: Gratuito
Mín. 25° Máx. 28°