Os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), coordenados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Fundação Estadual de Saúde (Funesa), têm se destacado na promoção da saúde bucal e na melhoria da qualidade de vida da população sergipana. Em 2024, as oito unidades do estado, que integram a Política Nacional ‘Brasil Sorridente’, realizaram cerca de 79 mil procedimentos, beneficiando 21 mil usuários com atendimentos especializados.
Localizados nos municípios de Boquim, Capela, Laranjeiras, Nossa Senhora da Glória, Propriá, São Cristóvão, Simão Dias e Tobias Barreto, os CEOs oferecem uma ampla gama de serviços. Dentre eles estão o atendimento odontológico a pessoas com deficiência (PcD), cirurgias orais, diagnóstico de câncer de boca, endodontia, periodontia e confecção de próteses dentárias. Também são realizados exames complementares, como radiografias e exames anatomopatológicos.
Segundo a coordenadora dos CEOs, Laísa Oliveira, os números de 2024 refletem o compromisso das unidades em oferecer um atendimento humanizado e de qualidade. “Buscamos atender a população com respeito e dedicação, garantindo acesso a tratamentos que impactam diretamente a qualidade de vida das pessoas. Os resultados mostram que estamos no caminho certo”, destacou Laísa.
Satisfação dos usuários
A agente comunitária de saúde Ana Sthefany Cruz, moradora de Pirambu, foi uma das beneficiadas pelos atendimentos. Ela relatou que foi encaminhada ao CEO após sentir fortes dores, e que o atendimento trouxe grande alívio. “Comecei o tratamento para fazer o canal e minhas dores diminuíram muito. Os profissionais daqui são muito atenciosos e me receberam muito bem. Estou super feliz porque minha qualidade de vida melhorou bastante”, afirmou Ana.
Já a cabeleireira Flávia Maria inicialmente estava com receio, mas se surpreendeu com a excelência do atendimento. “Desde a recepção até a dentista, fui muito bem atendida. O procedimento que estou realizando já trouxe resultados, e hoje não sinto mais dor. Se pudesse avaliar de 1 a 10, daria nota 10 com certeza”, disse.
A administradora Edna Hillyf também elogiou o atendimento ao visitar o CEO de Laranjeiras pela primeira vez: “Achei tudo maravilhoso, desde a recepção até o atendimento odontológico. Ter uma unidade específica para saúde bucal é uma iniciativa incrível, principalmente porque muita gente não tem condições de arcar com tratamentos particulares. Essa é uma grande contribuição para a população”.
Mín. 25° Máx. 27°