Sexta, 10 de Janeiro de 2025
26°

Tempo nublado

Salvador, BA

Geral Paraíba

Serviços de hemodinâmica gerenciados pela PB Saúde realizam mais de 14 mil procedimentos em 2024

Os serviços de Hemodinâmica implantados pelo Governo da Paraíba e gerenciados pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde) realizaram 14,3...

09/01/2025 às 18h03
Por: Redação Fonte: Secom Paraíba
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba

Os serviços de Hemodinâmica implantados pelo Governo da Paraíba e gerenciados pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde) realizaram 14,3 mil procedimentos durante o ano de 2024. O número representa um crescimento de 18,2% em relação ao ano anterior, quando foram registrados 12,1 mil procedimentos, beneficiando um número maior de pacientes em todo o estado da Paraíba com atendimento cardiológico, neurológico e endovascular.

Ao todo, a PB Saúde gerencia quatro serviços de Hemodinâmica, sendo dois no Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em Santa Rita; um no Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande, e um no Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, em Patos. As quatro unidades fazem parte do programa Coração Paraibano, do Governo do Estado, que oferece atendimento especializado em cardiologia.

Muitas vidas foram salvas no Sertão paraibano, por meio da Hemodinâmica de Patos. Uma delas foi a psicóloga Dayse Dias, que foi atendida no serviço em junho do ano passado, após sentir fortes dores no peito. “Se eu não tivesse sido socorrida rapidamente, eu teria morrido. Na hemodinâmica eu fui atendida por uma equipe extremamente qualificada e humanizada para receber e acolher a todos nós num momento tão difícil. Por isso, toda vez que eu vejo uma ambulância do Coração Paraibano, eu me emociono e digo que o programa acontece, é verdadeiro”, contou.

No ano passado, a Hemodinâmica de Patos registrou 3.428 procedimentos, ultrapassando a meta anual de 2.400. Desse total, 3.101 são referentes à cardiologia intervencionista e 327 a procedimentos endovasculares.

Continua após a publicidade

Na Hemodinâmica de Campina Grande foram realizados 3.694 mil procedimentos, sendo 2.880 de cardiologia intervencionista, 887 procedimentos endovasculares e 750 na área de neurorradiologia. O serviço superou a meta de 2.880 procedimentos para 2024.

Nos 12 meses do ano, as hemodinâmicas do Hospital Metropolitano realizaram um total de 7.251 procedimentos, entre eles, 3.951 de cardiologia intervencionista adulto e pediátrica, 1.847 procedimentos diagnósticos e terapêuticos de neurorradiologia e 1.079 endovasculares.

Continua após a publicidade

O diretor superintendente da PB Saúde, Jhony Bezerra, destacou que o crescimento no número de procedimentos realizados nas hemodinâmicas reflete não apenas os investimentos em infraestrutura, mas também o compromisso da equipe em garantir atendimento de qualidade.

“Nosso trabalho prioriza a modernização e a descentralização do atendimento de alta complexidade. Esses resultados representam vidas salvas e melhoria significativa na qualidade de vida da população paraibana. Antes, muitos pacientes precisavam se deslocar para a capital ou até mesmo para outros estados. Agora, com as hemodinâmicas mais próximas, reduzimos o tempo de resposta e ampliamos o acesso”, afirmou.

Continua após a publicidade

Os atendimentos nas hemodinâmicas são realizados de forma regulada, por meio da Central de Regulação da Secretaria de Estado da Saúde (SES), junto à regulação da PB Saúde, que analisa o perfil de cada paciente e procede com o encaminhamento necessário.

Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários