Sexta, 10 de Janeiro de 2025
26°

Tempo nublado

Salvador, BA

Geral Sergipe

Feira da Agricultura Familiar ganha espaço fixo no Ipesaúde

A iniciativa, promovida pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), passa agora a contar com uma edição fixa na...

09/01/2025 às 15h02
Por: Redação Fonte: Secom Sergipe
Compartilhe:
Fotos: Ascom Ipesaúde
Fotos: Ascom Ipesaúde

Nesta quinta-feira, 9, o Instituto de Promoção e de Assistência à Saúde de Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde) recebeu mais uma vez a Feira da Agricultura Familiar Itinerante e, desta vez, com uma novidade. A iniciativa, promovida pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), passa agora a contar com uma edição fixa na instituição, sendo realizada toda segunda quinta-feira de cada mês.

Com o objetivo de dar mais visibilidade à produção agrícola sergipana e facilitar o acesso da população a alimentos saudáveis, o Governo de Sergipe, por meio da Seasic, promove a Feira da Agricultura Familiar toda primeira quarta-feira do mês na sede da pasta. E, desde setembro de 2024, a ação circula por vários órgãos públicos estaduais com o intuito de diversificar os espaços de comercialização para ampliar as oportunidades de renda dos produtores - alimentos orgânicos, biscoitos, doces, tapioca, produtos da apicultura, queijos, artesanatos, entre outros produtos - de várias regiões do estado.

Assessora da Diretoria de Promoção à Saúde (Dirpros), Roberta Barbosa destaca que o projeto da Seasic contribui para o acesso da população a alimentos saudáveis, além de impulsionar a geração de renda e a promoção da cultura. “Fizemos uma parceria com a Seasic e, a partir de agora, para a nossa alegria, a Feira acontecerá todo mês aqui no Ipes. Somos o primeiro órgão estadual a ter a feirinha de forma fixa, além da Assistência. É uma forma de valorizarmos o trabalho dos agricultores familiares e também de prestigiarmos os nossos beneficiários e colaboradores, proporcionando saúde e qualidade de vida para eles com produtos naturais, orgânicos e lanches saudáveis. É o Ipes reforçando o seu compromisso com o bem-estar de seus usuários”, informa. 

Sucesso de público

Continua após a publicidade

A coordenadora da feira, Laila Maciel, reforça que a decisão de manter o projeto uma vez no mês no Ipesaúde surgiu após o sucesso da edição anterior no instituto, ocorrida em 14 de novembro. “Estamos aqui de novo com a Feira, que tem o propósito da inclusão produtiva não só de agricultores familiares, mas também de pequenos empreendedores, por conta do sucesso que foi a outra edição. E, agora, conseguimos fazer esse acordo de voltar mensalmente para um ambiente que trata justamente da saúde”, afirma.

Para os expositores, a Feira tem um papel fundamental na divulgação e comercialização dos produtos. Maria Patricia de Santos ressalta os benefícios do evento itinerante. “Já participo da Feira fixa na Secretaria, onde cativamos nossos clientes. Com a versão itinerante, conseguimos divulgar ainda mais nossos produtos. Aqui na Feira, represento vários companheiros do estado, trazendo itens como cuscuz orgânico, ovos caipiras, mel e queijo de cabra”, relata.

Continua após a publicidade

O engenheiro agrrônomo Elvis Lisboa, que vende uma tapioca que é sucesso na Feira, também ressalta o impacto cultural e econômico do evento. “Nosso trabalho é resgatar a cultura da massa de macaxeira, do beiju de massa. A Feira é fundamental para levar os produtos diretamente do produtor ao consumidor, gerando renda e valorizando a produção agroecológica. A receptividade aqui no Ipesaúde é muito boa, tanto dos colaboradores quanto do público que visita a instituição”, afirma.

José Ledenilson Bispo esteve nesta quinta no Ipesaúde e aproveitou a Feira para comprar vários produtos. “A feirinha é muito importante porque vem muita gente do interior vender seus produtos naturais. Os produtos são orgânicos e ajudam na saúde das pessoas. Para nós, que passamos por aqui, a Feira é bem atrativa”, comenta.

Continua após a publicidade
Giselle de Pádua / Foto: Arquivo Seduc
Giselle de Pádua / Foto: Arquivo Seduc
Fotos: Ascom Ipesaúde
Fotos: Ascom Ipesaúde
Fotos: Ascom Ipesaúde
Fotos: Ascom Ipesaúde
Fotos: Ascom Ipesaúde
Fotos: Ascom Ipesaúde
Fotos: Ascom Ipesaúde
Fotos: Ascom Ipesaúde
Fotos: Ascom Ipesaúde
Fotos: Ascom Ipesaúde
Fotos: Ascom Ipesaúde
Fotos: Ascom Ipesaúde
Fotos: Ascom Ipesaúde
Fotos: Ascom Ipesaúde
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários