Sexta, 10 de Janeiro de 2025
26°

Tempo nublado

Salvador, BA

Agricultura Piauí

Equipes da SAF realizam visitas a comunidades que serão beneficiadas com o programa Piauí Sustentável e Inclusivo

O projeto visa fortalecer as questões sociais e ambientais, auxiliando na melhoria da qualidade de vida nas comunidades beneficiadas

09/01/2025 às 15h02
Por: Redação Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O programa Piauí Sustentável e Inclusivo (PSI) retomou as visitas prévias para entidades e associações selecionadas para receberem os investimentos para a implementação de projetos de adaptação produtiva em 2025. Nessa quarta (8), as equipes da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) realizaram visitas nas comunidades de Vereda Grande, em Floriano, Tranqueira, em Valença do Piauí e em Cantinho Corrente, no município de Oeiras.

O intuito das atividades é buscar conhecer as potencialidades e desafios enfrentados pelos moradores das comunidades e sócios de associações de produtores rurais beneficiados pelo PSI. A equipe da SAF esteve em cada município avaliando as propostas apresentadas para analisar as adaptações às mudanças climáticas e condições para a implantação do projeto. 

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Evento na comunidade Tranqueira, no município de Valença do Piauí

O diretor de Projetos para Territórios do Semiárido da SAF, Francisco das Chagas Ribeiro, participou da atividade na comunidade Tranqueira, em Valença do Piauí, e destacou a importância da implantação do projeto para os produtores rurais da região.

“A comunidade da Tranqueira está entre as 218 comunidades que foram selecionadas na chamada pública por meio do edital lançado no final do ano passado, e a visita prévia dessa comunidade teve o objetivo de avaliar as informações apresentadas e as condições para a implantação do projeto.  A maioria das comunidades quilombolas tem essa tradição do cultivo de mandioca, que foi se perdendo ao longo do tempo e esse projeto tem o objetivo de resgatar e adequar o cultivo de mandioca às condições atuais de clima, com variedades mais resistentes à seca, como por exemplo, a espécie olho de urubu, entre outras”, disse.

Continua após a publicidade
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Encontro na comunidade Cantinho Corrente, em Oeiras

O PSI visa fortalecer a participação de mulheres e jovens nos projetos da agricultura familiar. A associação de Cantinho Corrente, no município de Oeiras, é composta majoritariamente por mulheres e será uma das beneficiárias com a implantação de um projeto de avicultura. A agricultora Alcicleide da Costa, que faz parte da associação, falou sobre suas expectativas com o projeto. 

“Minha expectativa com o PSI é aprender mais com o projeto para que tenhamos uma renda a mais dentro de casa. E vai ser uma grande ajuda para nossa comunidade, para o nosso morador e a nossa família. Isso vai nos ajudar bastante e é um orgulho para nossa comunidade ser contemplado com esse projeto”, falou. 

Continua após a publicidade
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Visita à comunidade Vereda Grande, em Floriano

O projeto é uma ação conjunta entre a Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), Secretaria de Planejamento (Seplan), Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e o Instituto de Terras do Piauí (Interpi), que pretende atender 60 mil famílias em 138 municípios de sete Territórios, tendo um investimento de mais de  R$ 100 milhões, com recursos financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Fundo de Investimento para o Desenvolvimento da Agricultura (FIDA), e o Governo do Piauí.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários