O Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), está engajado na campanha Janeiro Branco, que promove a conscientização sobre a importância de cuidar da saúde mental. Durante este mês, diversas ações estão sendo realizadas na unidade hospitalar. São cursos e palestras para capacitação profissional e atividades interativas com os pacientes internados.
Os profissionais assistenciais que atuam no HSM e em outros hospitais gerais da rede pública estão tendo a oportunidade de participar de cursos de capacitação, que abordam a prática do cuidado multidisciplinar junto aos pacientes. Os trabalhadores são principalmente aqueles que atuam em leitos psicossociais, voltados para pessoas com transtorno mental ou com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas.
A fisioterapeuta do Hospital Geral Waldemar de Alcântara (HGWA), Yara Pessoa (foto), de 42 anos, participou da primeira capacitação deste mês no HSM. “Eu trabalho na UTI e recebo pacientes que possuem diferentes transtornos mentais. Com essa capacitação neste hospital, especializado em psiquiatria, estou aprendendo muito e com certeza vou estar mais preparada para lidar com essas condições”, declara.
O próximo curso de capacitação voltado para profissionais que atuam em leitos psicossociais de hospitais gerais da rede pública será realizado no dia 21 de janeiro (terça-feira). Os interessados podem fazer a inscrição,por meio do link.
Além das aulas, encontros e cursos, os pacientes internados estão sendo convidados a participar de momentos integrativos. As intervenções estão sendo realizadas pelas equipes de Enfermagem, Nutrição, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional. “A proposta do Janeiro Branco é fomentar ações que possam chamar a atenção para a importância da saúde mental e emocional, promovendo a conscientização sobre a necessidade de cuidados com o bem-estar”, explica a diretora técnica do HSM, Denise Evangelista.
Para isso, estão sendo realizadas rodas de conversa no jardim do hospital pelos profissionais do Serviço Social e dinâmicas cujo objetivo é evitar a reinternação.
Rodas de conversa são realizadas no jardim do hospital
A Enfermagem está oferecendo atividades lúdicas por meio de dominó, jogo da memória e palestra educativa. Já os terapeutas ocupacionais estão desenvolvendo oficinas criativas de pintura, jogos com palavras, bingos e rodas de conversa sobre autocuidado.
A Nutrição em parceria com a Farmácia está organizando, para o final deste mês, um jogo de questionários sobre saúde mental e alimentos que ajudam no tratamento dos principais transtornos. Os psicólogos do HSM prepararam um mural onde os participantes possam escrever palavras de gratidão, estimulando reflexões positivas e interação e uma dinâmica com perguntas simples, mitos e verdades, sobre saúde mental para estimular o aprendizado de forma lúdica.
O Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM) é referência em atendimento psiquiátrico e conta com uma emergência 24h, com profissionais especializados para atender a população.
Os pacientes que chegam à emergência são avaliados por psiquiatras e, quando necessário, são encaminhados para atendimentos ambulatoriais ou internação. No total, o HSM dispõe de 180 leitos de internação, sendo 160 para tratamento de pacientes com transtornos mentais gerais e 20 para dependentes químicos. O hospital também se destaca no atendimento ambulatorial, com 33 ambulatórios especializados nos mais diversos transtornos.
Mín. 24° Máx. 28°