O prefeito de São José do Rio Preto, coronel Fábio Candido, deu posse ao novo secretário de Assistência Social, Frederico Afonso Izidoro, na manhã desta terça-feira, 7/1, em cerimônia realizada na sede da Secretaria.
“O poder público tem que se preocupar, acima de tudo, em atender quem mais precisa, as pessoas em situação de vulnerabilidade de forma geral. Por isso, nosso olhar vem com foco muito importante voltado para essa Secretaria, reconhecendo a relevância de todas as ações sociais realizadas pela própria Secretaria e também pelas organizações sociais parceiras”, comentou o prefeito durante a cerimônia.
Em sua fala, Frederico ressaltou os desafios e as oportunidades à frente da Secretaria. “Nosso compromisso é trazer uma Assistência Social focada nas minorias e nas pessoas em maior situação de vulnerabilidade. Sabemos que erradicar completamente os problemas sociais não é algo simples nem imediato, mas vamos buscar reduzir ao máximo esses desafios. Minha experiência pessoal e profissional será integralmente dedicada a esse propósito”.
O evento contou com a presença do secretário de Segurança Pública, Márcio Cortez; secretária de Comunicação, Amália Paci; secretária da Mulher, Pcd, Igualdade Racial, Rosicler Quartieri; secretária do Bem-Estar Animal, Tamires Afonso; secretária de Habitação, Sandra Reis; presidente da Câmara Luciano Julião e vereadores Alexandre Montenegro, Bruno Marinho, Dr. Tedeschi, Felipe Alcalá, Jonathan Santos, Jorge Menezes, Pedro Roberto e professor Tadeu, além dos demais convidados e servidores da Secretaria.
A Assistência Social é uma política pública de direito do cidadão e dever do Estado, ofertada por meio do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) para famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade ou risco social por ocorrência dos vínculos fragilizados, identidades estigmatizadas, deficiência, exclusão pela pobreza ou dificuldade de acesso a políticas públicas, vítimas de violência ou com inserção precária no mercado de trabalho, entre outros contextos que representam risco pessoal e social.
Os objetivos da Política de Assistência Social incluem a Proteção Social, que abrange serviços, programas, projetos e benefícios destinados à redução e prevenção de vulnerabilidades e riscos sociais enfrentados pelas famílias, sendo dividida em Proteção Social Básica e Especial; a Defesa de Direitos, que assegura o acesso dos usuários ao conhecimento e à garantia de seus direitos socioassistenciais, com encaminhamento aos órgãos competentes quando necessário; e a Vigilância Socioassistencial, responsável pela análise e disseminação de dados para identificar situações de vulnerabilidade e violações de direitos, além de avaliar a qualidade dos serviços ofertados.
Currículo
Natural de São Paulo, Frederico Afonso Izidoro, 51 anos, é advogado, professor e escritor jurídico, com ampla atuação em direitos humanos, direito constitucional e administrativo. Mestrando em Estudos Jurídicos com ênfase em Direito Internacional pela MUST University (EUA) e cursando MBA em Inteligência Artificial para Negócios, possui múltiplas especializações, incluindo Direitos Humanos, Gestão da Segurança e Direito Constitucional.
Com uma trajetória acadêmica consolidada, é mestre em Direitos Difusos pela Universidade Metropolitana de Santos, além de também possuir mestrado e bacharelado em Ciências Policiais de Segurança e de Ordem Pública. Possui diversas especializações em Direitos Humanos e em Direito Constitucional.
Autor de mais de 25 obras publicadas (em autoria, coautoria e organização), é professor de Direitos Humanos em diversas instituições, como Damásio Educacional, Academia de Polícia Militar do Barro Branco, curso CERS, curso CP IURIS, além de coordenar a pós-graduação em Direito Militar na Faculdade Legale. Foi professor de Direito Constitucional da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Atualmente, é membro da Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos e integrou a Comissão Permanente de Direitos Humanos da OAB/SP até 30 de dezembro de 2024.
Frederico Afonso é nacionalmente reconhecido por sua contribuição ao estudo e prática de direitos humanos e segurança pública, seja na docência, seja na doutrina, seja como comentarista na imprensa escrita e televisionada. E como ele sempre afirma, é pai atípico, tendo três crianças autistas.
Mín. 24° Máx. 27°