A Sanepar vai modernizar a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Biguaçu, em Apucarana, no Vale do Ivaí. Recursos da ordem de R$ 61,4 milhões vão equipar a unidade com um processo de tratamento avançado, o que significa importante ganho ambiental para a região. A ordem de serviço para o início da obra de melhoria operacional e modernização da ETE foi assinada pelo diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, nesta terça-feira (7).
“Vamos caminhar de forma acelerada rumo à universalização do esgotamento sanitário no Paraná. Essa é a determinação do governador Carlos Massa Ratinho Junior e temos que fazer bons investimentos. Nesse ciclo dos próximos 5 anos, vamos investir quase que R$ 12 bilhões para que nós tenhamos o Paraná como uma referência em saneamento público", afirmou Bley. Ele destacou o indicador de cerca de 90% da população atendida com o serviço de coleta e tratamento de esgoto no município.
Com duração de 18 meses, a obra da ETE Biguaçu vai garantir maior eficiência e capacidade operacional. O empreendimento inclui melhorias no processo de tratamento, com a implantação de tanque de aeração, estações elevatórias, estação de tratamento de lodo, leitos de secagem e barracões para armazenagem de lodo.
O prefeito de Apucarana, Rodolfo Mota, lembrou que a Sanepar tem uma parceria histórica com o município e que esse investimento será importante para desenvolver ainda mais a cidade. "A Sanepar é parceira estratégica do município. "Apucarana é privilegiada de um ponto de vista de recursos hídricos, e essas são obras que fazem parte do planejamento do município pelos próximos 30 anos", avaliou.
PRESENÇAS – Participaram do ato de assinatura o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, o diretor de Operações da Sanepar, que responde interinamente pela pasta de Investimentos da Sanepar, Sergio Wippel, e o diretor Comercial da Companhia, Bihl Zanetti.
Mín. 24° Máx. 27°