A equipe da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc) visitou diversos bairros do município de Picos, centro-sul do Piauí, após as fortes chuvas que caíram no fim do ano passado, causando desabamentos de encostas e deixando um rastro de destruição e vulnerabilidade para cerca de 36 famílias. Os profissionais participaram também de encontro com representantes da prefeitura e de entidades, na Câmara Municipal, para definir os pontos de apoio às famílias atingidas pelas chuvas.
Na quinta-feira (2), uma nova comitiva da Sasc voltou ao município para dar continuidade ao trabalho de suporte. A diretora de Proteção Social Especial da Sasc, Maria das Graças da Silva, o gerente Ananias Cruz e a assistente social Sheyla Rodrigues realizaram diversas ações para orientar gestores locais e equipes recém-empossadas. O objetivo era garantir medidas eficazes de apoio às famílias afetadas.
Entre as principais orientações, destacaram-se a provisão de abrigo para famílias desabrigadas em uma escola estadual cedida pela Seduc; transferências para residência de familiares e garantia de aluguel social para aquelas em situação de extrema vulnerabilidade que não podem permanecer em abrigos coletivos.
A diretora informou que a equipe também promoveu reuniões e visitas técnicas, cadastrando famílias que viviam em áreas de risco ou em residências já comprometidas pelos desabamentos. Como parte das medidas emergenciais, a Sasc entregou 50 colchões para auxiliar no alojamento das famílias que aceitaram ser transferidas para abrigos.
A diretora Maria das Graças Silva reforçou o compromisso da Sasc com o cofinanciamento estadual, garantindo recursos para benefícios eventuais, como cestas básicas e aluguéis sociais. A equipe retornou a Teresina, no sábado (4), mantendo-se à disposição para continuar o suporte técnico ao município de Picos.
Mín. 24° Máx. 27°