Dentro do eixo da proteção civil que contempla as obras de reconstrução hídrica no Piauí, a Secretaria da Defesa Civil recuperou duas barragens em 2024. A primeira delas foi a Barragem Emparedado, em Campo Maior, cuja reforma foi entregue pelo governador Rafael Fonteles em abril.
A obra, executada pela Secretaria da Defesa Civil (Sedec), por meio do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, teve o intuito de corrigir desgastes, evitar riscos de ruptura, além de promover a adequação das estruturas e o melhoramento hidráulico do sangradouro, a fim de proporcionar o rápido escoamento das águas em caso de cheias.
A Sedec também iniciou e concluiu o projeto de recuperação e reforma da Barragem de Batemaré, em Paulistana, através da Operação Água e Vida, do Governo do Estado. A inauguração, no entanto, só deve ocorrer em 2025.
O secretário de Defesa Civil do Piauí, Nerinho, ressalta que, além de fortalecer a segurança hídrica, a recuperação das barragens representa o desenvolvimento socioeconômico do Piauí. “A Barragem Emparedado é de suma importância para o povo de Campo Maior e para o Piauí. A recuperação dela estimula o crescimento de diversos setores, como agricultura, piscicultura, pecuária e turismo”, afirma o gestor.
Mín. 25° Máx. 27°