O eixo Prevenção do Departamento de Políticas Públicas sobre Drogas da Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer (Cendfol) consolidou, em 2024, um ano de realizações que impactaram positivamente jovens e comunidades em todo o Piauí. Com programas e parcerias estratégicas, mais de 7 mil piauienses foram beneficiados por ações educativas e preventivas que buscam promover uma cultura de saúde, lazer saudável e conscientização.
Entre os principais destaques está o Programa “Se Liga”, voltado para o público jovem em ambiente escolar. Desenvolvido em parceria com a Secretaria da Educação do Estado do Piauí (Seduc), o programa atendeu 2.996 estudantes em diversos municípios.
Segundo Renato Marques, diretor de Políticas Públicas da Cendfol, o “Se Liga” já demonstrou resultados significativos. “Conseguimos atingir, nesse primeiro momento, cerca de 3 mil jovens. Para 2025, planejamos implementar a metodologia do Currículo Europeu de Prevenção, com o objetivo de alcançar os 224 municípios do Piauí até o final da gestão”, compartilhou o diretor.
Outra iniciativa importante do eixo da prevenção foi o Programa “Seja Livre Sem Drogas”, que promoveu blitz educativas, rodas de conversa e oficinas estruturadas, contemplando mais de 2 mil pessoas em eventos como o Carnaval, a Micarina, o Festival de Inverno de Pedro II e diversas atividades realizadas ao longo do ano.
De acordo com o coordenador-geral da Cendfol, Tiago Vasconcelos, o programa foi essencial para disseminar mensagens de conscientização. “Por meio do ‘Seja Livre Sem Drogas’, promovemos campanhas nas redes sociais, televisão e rádio, levando mensagens de prevenção a várias famílias. Também realizamos oficinas, palestras e eventos de rua que sensibilizaram milhares de pessoas sobre a importância de escolhas saudáveis e a prevenção ao uso de substâncias”, explicou.
Complementando as ações, o Programa “Viver Sem Depender” impactou mensalmente mais de 1.600 pessoas em áreas de vulnerabilidade social. A iniciativa, realizada em parceria com Organizações da Sociedade Civil (OSCs), ofereceu atividades culturais, esportivas e de lazer que envolvem crianças, adolescentes e famílias.
“As OSCs foram fundamentais para o sucesso do ‘Viver Sem Depender’, levando atividades para comunidades e cidades vulneráveis, fortalecendo o papel da Cendfol na promoção da qualidade de vida”, afirmou Tiago Vasconcelos.
O trabalho da Cendfol também foi elogiado por educadores e alunos que participaram dos programas. Francisca Gonçalves, diretora do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Manoel Ferreira Barbosa de Macedo, ressaltou a importância do “Se Liga”. “Quero parabenizar pela iniciativa. Sabemos que esse problema social afeta muito as famílias e a sociedade. A escola só teve a ganhar com as informações repassadas que conscientizaram ainda mais os nossos jovens”, disse a diretora.
Caio José, aluno do 2º ano do Ceti, também compartilhou sua experiência. “Foi muito interessante participar do programa. Aprendi a diferenciar drogas lícitas e ilícitas e entendi que o consumo de drogas não é apenas uma questão individual, mas um problema de saúde pública. Também gostei muito do carisma do pessoal da Cendfol”, concluiu o jovem.
Com resultados positivos e a ampliação de projetos inovadores, o eixo Prevenção encerra 2024 com metas cumpridas e perspectivas de crescimento. O compromisso da Cendfol em promover uma cultura de conscientização e saúde segue firme, contribuindo para transformar vidas e construir um Piauí mais consciente diante do desafio das drogas.
Mín. 24° Máx. 27°