Sábado, 28 de Dezembro de 2024
24°

Tempo limpo

Salvador, BA

Saúde Cuiabá - MT

Emanuel Pinheiro transforma a saúde pública de Cuiabá, ampliando os atendimentos à população e às regiões vizinhas

Ao longo de dois mandatos (2017-2024), o prefeito Emanuel Pinheiro liderou uma revolução no sistema de saúde pública de Cuiabá, superando desafios ...

27/12/2024 às 12h11
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Cuiabá - MT
Compartilhe:
Crédito: Davi Valle
Crédito: Davi Valle

Ao longo de dois mandatos (2017-2024), o prefeito Emanuel Pinheiro liderou uma revolução no sistema de saúde pública de Cuiabá, superando desafios históricos e implementando mudanças estruturais que transformaram o atendimento à população. Com foco em humanização, acessibilidade e qualidade, a gestão deixou um legado marcante, consolidado por realizações que impactaram diretamente a vida dos cuiabanos.

Em 2019, foi inaugurado o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), considerado o maior feito da gestão Emanuel Pinheiro. Entregue em seis etapas, o HMC alcançou capacidade plena com 315 leitos, incluindo UTIs, enfermarias, centro de tratamento de queimados, heliponto e um novo Pronto-Socorro. Sua estrutura moderna possibilita o atendimento de casos de alta complexidade, consolidando-se como referência na região.

"A entrega do HMC representa um marco histórico para a saúde de Cuiabá. Foi um compromisso que assumimos com a população e que cumprimos, mesmo enfrentando dificuldades financeiras e resistências políticas. Este hospital é mais que uma obra, é uma demonstração de que é possível transformar a saúde pública com trabalho sério e dedicação. Hoje, atendemos não apenas os cuiabanos, mas também pacientes de várias regiões que enxergam aqui a esperança de um atendimento digno e de qualidade", destacou o prefeito Emanuel Pinheiro.

O HMC também abriga a rede S.O.S AVC, implantado no local em 2021, que oferece atendimento imediato a pacientes com acidente vascular cerebral. Essa iniciativa salvou mais de 3 mil vidas, reduzindo sequelas e ampliando a eficácia no tratamento. Além disso, a primeira câmara de oxigenoterapia hiperbárica da rede pública estadual foi inaugurada nesse hospital, oferecendo um tratamento especializado de última geração.

Continua após a publicidade

Outro pilar da gestão foi o Hospital Municipal São Benedito, que manteve sua excelência no atendimento, com 112 leitos, UTIs e centros cirúrgicos. Inicialmente, o programa S.O.S AVC foi implementado no hospital, transferido posteriormente para o HMC. Durante a pandemia, o São Benedito atuou exclusivamente no tratamento de pacientes com COVID-19, retornando em 2022 à sua função original como referência em cirurgias ortopédicas e neurológicas.

A gestão enfrentou a pandemia de forma enérgica e assertiva, transformando o antigo Pronto-Socorro em Hospital Referência COVID e inaugurando, em 2020, a UPA Verdão, que se tornou um centro de atendimento especializado durante o período crítico. Foram abertos 135 leitos de UTI dedicados ao enfrentamento da COVID-19, zerando a fila de espera e salvando centenas de vidas. Com a imunização em massa, iniciado em 2021, mais de 1,3 milhão de doses foram aplicadas, promovendo o retorno seguro à normalidade.

Continua após a publicidade

Com a ampliação da Atenção Básica, a gestão implantou 27 novas Equipes de Saúde da Família, estendendo o funcionamento das unidades até às 19h e algumas até as 21h. Foram entregues novas unidades básicas de saúde, como as UBS Jockey Club, Santa Terezinha/Itapajé e Parque Ohara, além de reformas em mais de 50 unidades, incluindo a USF Ribeirão da Ponte,  USF Sucuri e USF Terra Nova/Canjica, entregues recentemente.

O Programa AMOR (Assistência Médica e Odontológica Rural) foi reformulado em 2020, atendendo mais de 10 mil pessoas em comunidades rurais. Para pacientes em hemodiálise, cinco novos micro-ônibus foram adquiridos, assegurando transporte adequado.

Continua após a publicidade

Desde 2019, mutirões de consultas, exames e cirurgias eletivas foram promovidos no Centro de Especialidades Médicas (CEM), reduzindo filas de espera em diversas especialidades. Em janeiro de 2023, a Prefeitura realizou o maior concurso público da saúde em nove anos, ofertando 2.162 vagas. Essa medida visou suprir a carência de profissionais, especialmente médicos, com 221 vagas destinadas a essa categoria. Novos cargos também foram criados, incluindo médico de Atenção Primária à Saúde, agente de farmácia e operador de call center.

Em março de 2023, foi lançado o Processo Seletivo para Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE), com 267 vagas imediatas para ACS e 80 para ACE. As contratações iniciaram em julho, reforçando as ações de prevenção e promoção da saúde. Vale lembrar também que em 2023 foi aberta a UPA Leblon, obra deixada como esqueleto pela gestão anterior e que a gestão Emanuel Pinheiro retomou e finalizou.

"Mesmo diante de tantas adversidades, como o subfinanciamento crônico, desafios operacionais e ataques políticos, nunca deixamos os serviços de saúde pararem. Sempre priorizamos aqueles que mais precisam, garantindo que nenhuma pessoa fosse desamparada, seja moradora de Cuiabá ou vinda de qualquer região do interior do estado. Nosso compromisso com o SUS e com a dignidade das pessoas guiou cada decisão tomada, e os serviços superlotados são prova de que Cuiabá acolheu muito além de sua capacidade, cumprindo seu papel de capital solidária e humana. Ao encerrar a gestão, Emanuel Pinheiro deixa bases sólidas e estruturas fortalecidas na saúde pública de Cuiabá", declarou o gestor. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários